Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro

Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Janela, FachadaCasa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Mesa, CadeiraCasa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Mesa, Prateleira, Iluminação, Cadeira, Viga, CorrimãoCasa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - FachadaCasa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Mais Imagens+ 14

Itabirito, Brasil
  • Arquitetos: Roziane Faleiro; Roziane Faleiro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustavo Xavier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Duratex, Perflex, Solarium, Suvinil, Terra Tile
Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Fachada
© Gustavo Xavier

Descrição enviada pela equipe de projeto. As premissas foram uma casa pequena, apenas 250m² em 02 terrenos de 1600m², um gourmet completo com uma sala de TV e explorar a vista para o fundo, que é uma área de preservação. Espaços integrados e áreas de convivência para receber com conforto, sem reservas e com praticidade. Refúgio e luxo para os dias atuais.

Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Janela, Fachada, Jardim
© Gustavo Xavier

Para a área intima, a solicitação foi privacidade com medidas enxutas sem perder o charme e o conforto. A casa foi implantada no centro do terreno, aproveitando a leve topografia onde foram criados meios níveis que se distribuem internamente e setorizam o lay out interno de forma harmônica e convidativa.

Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Mesa, Prateleira, Iluminação, Cadeira, Viga, Corrimão
© Gustavo Xavier
Planta
Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Janela, Fachada
© Gustavo Xavier

A inspiração chegou junto de um novo jeito de viver, da vontade de uma casa com muito espaço verde, do espaço preenchido pelas memórias afetivas, da simplicidade da forma de morar e cuidar do que realmente importa. Nasceu dessa vontade de abrira a porta e ficar, sem pressa de ir embora. Para desconectar com o mundo e conectar-se com as pessoas que estão ao redor, vivenciar e brindar a vida.

Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Mesa, Cadeira
© Gustavo Xavier

Projetamos na decoração objetos e mobiliário que faziam parte da história dos moradores. Distribuímos por toda a casa as memórias e histórias de família. Coleções de uma vida toda, móveis adotados de outras casas foram muito bem recebidos e repaginados, contando agora uma outra história. O layout aparece despretensioso e a casa vai se formando a cada dia com novos objetos, lembranças de viagens e presentes que os amigos sempre trazem para dar boas vindas.

Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Bancada, Cozinha, Janela, Viga
© Gustavo Xavier

O principal diferencial dessa casa é naturalmente o charme que mora em cada detalhe de um mobiliário afetivo, de uma almofada que compõe perfeitamente com as que existem, o ponto de luz que valoriza um objeto, a vontade de mudar de lugar os objetos e utilitários da cozinha e continuar achando que está perfeito. A simplicidade que mora em cada canto mas conta em detalhes, uma passagem de história. A casa acontece em função do desejo dos moradores de ser um lugar com alma, com vida, com leveza e com energia boa que circula nesse lugar permissivo de afetividade.

Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro - Janela, Porta, Fachada, Jardim
© Gustavo Xavier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Dica e Zezinho / Roziane Faleiro" 09 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903405/casa-dica-e-zezinho-roziane-faleiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.