Pousada María Rafaela / Además arquitectura

Pousada María Rafaela / Además arquitectura - Mais Imagens+ 18

Monte Grande, Argentina
  • Arquitetos: Además arquitectura; Además arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  216
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aberturas Carlu, Casa Armando, Casa Fernandes, Kromacolor, San Pietro porcelanato, Webber
  • Cálculo Estrutural: Eng. Martín Invernizzi
  • Arquitetos Responsáveis: Leandro A. Gallo e Sebastián Garayo
  • Cidade: Monte Grande
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos arredores de Buenos Aires, em um bairro residencial de casas baixas, está localizada esta pousada que pretende receber visitantes que chegam do aeroporto e de atividades locais. O lote, limitado por empenas de tijolo e uma abundante vegetação, conta com um casarão do mesmo material de alto valor patrimonial. A homogeneidade material, cromática e formal do bairro despertaram uma série de ideias para o projeto.

© Gonzalo Viramonte
Planta - Térreo
© Gonzalo Viramonte

O edifício se apresenta como um corpo principal no pavimento superior, composto de 5 quatros espelhados, que favorecem a boa orientação norte, assim como um certo distanciamento em relação à rua, garantindo maior privacidade aos hóspedes. O térreo serve como um salão multiuso e oferece uma relação direta com o parque, tanto por sua transparência, quanto por sua forma plástica. Por último, a cobertura acessível se aproveita da grande abertura visual do entorno e acentua a relação com a grande copa de uma árvore existente.

© Gonzalo Viramonte

Optou-se por implantar o edifício em uma lateral do lote, favorecendo a relação com a "praça" existente, um vazio que funciona como acesso e como vínculo entre o novo e o antigo. Do outro lado, um espelho d'água faz parte de um pátio íntimo que estabelece o limite do terreno. O mesmo tem contato visual e tangível com a varanda, já que atua como coletor de águas da chuva da cobertura, o que cria um estímulo auditivo no percurso externo.

© Gonzalo Viramonte

Por conta das preexistências fortes no local, foram propostos novos diálogos, lógicas invertidas e contradições. Não apenas tensões temporais entre os dois volumes, mas também dentro do próprio edifício. As características que à primeira vista parecem incompatíveis se potencializam. O pesado se eleva e o ar sustenta a massa. A curva esquiva da reta e a luz da sombra. Os materiais opostos se unem, vidro, tijolo, alumínio e madeira como tese e antítese.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nicolás Avellaneda 240, 1842 Monte Grande, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pousada María Rafaela / Además arquitectura" [Hostería María Rafaela / Además arquitectura] 12 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903400/pousada-maria-rafaela-ademas-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.