Casas A·2 / buerger katsota architects

Casas A·2 / buerger katsota architects

Casas A·2 / buerger katsota architects - Mais Imagens+ 17

  • Engenharia Estrutural: P. Panagiotopoulos & Associates
  • Engenheiros: Clima Therma, D.P. Kryfos & Associates
  • Paisagismo: Greenways Hellas Landscape Architecture
  • Gestor: Stamatis Delavinias
  • Equipe : Stephan Buerger, Demetra Katsota, Maria Chassioti, Georgios Kourakos, Klelia Siska
  • Cidade: Paros
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
© Yiorgis Yerolymbos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto das Casas A-2 remetem a reforma de duas construções degradadas em Paros, nas Ilhas Cíclades, Grécia. Implantados dentro de uma área de proteção natural, os antigos edifícios eram destinados a aluguel por temporadas. A reforma busca transformá-los em duas residências de veraneio de alto padrão.

© Yiorgis Yerolymbos

O projeto proposto, em relação à massa e a articulação, combina volumes cúbicos, focando em sua proporção e repetição. Também integra a padronização das aberturas, grandes áreas externas sombreadas e o uso de materiais ambientalmente saudáveis para redefinir a expressão das duas casas, alcançar uma plasticidade de forma, e ao mesmo tempo, conseguir uma unidade arquitetônica que respeite as linguagens locais, a paisagem natural e responda às demandas de uma casa de veraneio. 

© Yiorgis Yerolymbos

Cada uma das casas é rearticulada como um conjunto de volumes cúbicos sobre uma "base"- uma plataforma - que negocia a adaptação harmoniosa à topografia. A três metros acima desta base, uma pérgola de madeira com vigas em balanço, sombreia o espaço confortavelmente protegido do vento, criando uma área de estar para tomar sol, uma ducha, fazer e até preparar refeições durante o dia. 

© Yiorgis Yerolymbos

Os espaços privativos estão acomodados no nível térreo, com vista para o sul e tirando vantagem das vistas para o oceano. Um espaço central comum, envidraçado, foi criado como extensão do exterior, uma continuação da pérgola, o que permite que a paisagem tenha uma presença também na parte interna da casa. 

© Yiorgis Yerolymbos

As áreas comuns, estar, jantar e cozinha, assim como um quarto de hóspedes independente, estão acomodados no nível superior e também tiram vantagem das vistas panorâmicas. Entre os espaços comuns e o quarto de hóspedes, há uma área externa protegida, dedicada a eventos externos, como churrascos. 

© Yiorgis Yerolymbos
Planta - Térreo
© Yiorgis Yerolymbos

Para as áreas não construídas no terreno, intervenções leves que abordam a intensificação da vegetação existente visam melhorar o sentido e a qualidade da paisagem natural das Ilhas Cíclades.

© Yiorgis Yerolymbos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas A·2 / buerger katsota architects" [Houses A·2 / buerger katsota architects] 08 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903319/casas-a-star-2-buerger-katsota-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.