Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão

Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Cama, DormitórioCândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - JanelaCândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Mesa, Cadeira, VigaCândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Mesa, Janela, Cadeira, VigaCândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Pedro Cavaco Leitão; Pedro Cavaco Leitão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  121
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Anicolor, Azulima, CS Telhas, Kerion, Primus Vitória, Robbialac, Sanindusa, Sika, Webas Saint-Gobain, Weber
Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Janela, Fachada
Cortesia de Pedro Cavaco Leitão

Briefing Dono de Obra

Reabilitar um edifício do século XIX com três pisos, criando três apartamentos independentes, um para habitação dos proprietários e os outros para arrendamento de curta duração, preservando a aura pitoresca do conjunto implantado no centro histórico da cidade, na zona das célebres caves de Vinho do Porto.

Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Janela, Porta, Fachada
Cortesia de Pedro Cavaco Leitão

Intervenção Arquitetônica

Após o levantamento e análise do edifício existente por uma empresa especializada de engenharia, concluiu-se que a construção não era estruturalmente segura, pelo que uma nova estrutura resistente teve de ser construída, preservando apenas três das paredes externas: a fachada principal e as duas paredes laterais.

A partir deste ponto de partida, os principais conceitos eram descompartimentar os espaços e usar mobiliário encastrado para maximizar a área útil.

Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Sofá, Mesa, Cadeira
Cortesia de Pedro Cavaco Leitão
Planta
Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Cadeira
Cortesia de Pedro Cavaco Leitão

No piso térreo, o mais compacto dos três, há apenas dois compartimentos: uma casa de banho e um espaço comum virado para a rua que integra a cozinha, sala de estar/jantar e quarto.

Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
Cortesia de Pedro Cavaco Leitão

No primeiro andar, um apartamento com um quarto para os proprietários, os espaços foram distribuídos em torno de um volume que contém o escritório e arrumação encastrada, permitindo e marcando a circulação entre os três compartimentos: o quarto numa área mais tranquila e isolada virado para as traseiras, a casa de banho virada para a rua e um espaço multifuncional para cozinhar-trabalhar-estar-jantar, que pode ser completamente aberto para o exterior, aproveitando o novo jardim no logradouro.

Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Cama, Dormitório
Cortesia de Pedro Cavaco Leitão

No piso superior, acessível através de escadas exteriores no jardim, explorou-se a vista única do apartamento sobre o centro histórico do Porto, classificado pela UNESCO como Património Mundial, implantando dois terraços na cobertura, reforçando o eixo de simetria pré-existente do espaço central com telhado de duas águas que acomoda as funções de estar-jantar-dormir e deixando as áreas de “serviço” nas laterais, a cozinha e a casa de banho. 

Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Imagem 30 de 34
Cortesia de Pedro Cavaco Leitão

Seguindo a preferência dos clientes pela simplicidade, a paleta de materiais é contida, privilegiando tons de branco (paredes, tectos e móveis encastrados) e diferentes tons de cinza (granito na fachada principal, piso auto-alisante, pavimento cerâmico, balcões de cozinha e casas de banho), que criam a atmosfera do apartamento, com apontamentos coloridos de outros elementos tradicionais, presentes nos azulejos feitos à mão na fachada principal e nas reproduções de mosaico hidráulico nos terraços e nas cozinhas.

Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão - Janela, Mesa
Cortesia de Pedro Cavaco Leitão

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Nova de Gaia, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cândido dos Reis 311-315 / Pedro Cavaco Leitão" 05 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903215/candido-dos-reis-311-315-pedro-cavaco-leitao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.