Parque Los Héroes / Francisco Pardo Arquitecto

Parque Los Héroes / Francisco Pardo Arquitecto - Mais Imagens+ 19

Toluca de Lerdo, México
  • Construtora: OMESA, Jesús Ortiz Calderón, Javier Robles Santisteban, Francisco Javier Lara Vélez
  • Estrutura: DECSA, Ricardo Camacho
  • Instalações: BANAH DE MÉXICO, Fortino Moctezuma
  • Cliente 1: Instituto del Fondo Nacional de la Vivienda para los Trabajadores INFONAVIT
  • Cliente 2: Centro de Investigación para el Desarrollo Sostenible CIDS
  • Equipe: Francisco Pardo, Daniel Vázquez, Ivan Saucedo, Julián Ramírez, Karen Burkart, Sofía Alami, Wilfrido Estrada
  • Cidade: Toluca de Lerdo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Los Héroes foi encomendado pelo CIDS e pelo INFONAVIT, duas das principais instituições de habitação do México, responsáveis pela remodelação do mercado imobiliário do país, promovendo o desenvolvimento de habitações sustentáveis como parte de um programa mais amplo que acredita no uso dos espaços públicos como artifício de reversão das más condições causadas pelos espaços abandonados e a segregação social que afeta as áreas urbanas. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A reforma do Parque Los Héroes, localizado na Unidad Habitacional de Los Héroes Seccion III, na cidade de Toluca de Lerdo, envolveu a renovação de uma área utilizando somente um módulo para articular diferentes espaços e definir novas atividades. O módulo, uma peça hexagonal que encaixa como um pixel, modifica a topografia e permite flexibilidade no desenho. Complementando esta proposta, propõe-se também uma série de árvores postas de 3 em 3 metros, além de programas como parquinhos infantis, quadras de futebol e basquete e uma pista de patinação. O projeto é completamente inclusivo e foi projetado para melhorar a qualidade de vida dos habitantes e dos frequentadores da área.

© Jaime Navarro
Axonométrica
© Jaime Navarro
Axonométrica
© Jaime Navarro

Embora seja projetado seguindo condições naturais e sociais específicas, ambos os projetos apresentam elementos comuns que garantem a harmonia entre o ambiente que foi construído e o ambiente natural, o que pode ser repetido ou integrado a um sistema potencialmente aplicável a qualquer outro contexto.

© Jaime Navarro

Um é o bloco de cimento da terra, que pode ser facilmente adaptado a qualquer arranjo natural ou artificial. A combinação criativa dos blocos e o enchimento de concreto despejado in situ geram novos padrões, lembrando uma espécie de tapeçaria urbana. O segundo é o sistema de playground: as diferentes paredes de concreto e barras de metal podem ser organizadas em múltiplas configurações, projetando diferentes espaços adequados para diferentes usos ou circunstâncias.

Planta - Área de Jogos

Mais do que uma via de escape para ajudar as pessoas a se reconectarem com a natureza, os parques são ferramentas para a participação no ecologismo. Mediante a transformação de áreas marginais e espaços recreativos ao ar livre integrados no tecido da cidade, o Parque Héroes está se convertendo rapidamente em um dos lugares favoritos da região. 

© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Adolfo Villa González 253, Delegación Santa María Totoltepec, 50200 Toluca de Lerdo, Méx., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Los Héroes / Francisco Pardo Arquitecto" [Parque Los Héroes / Francisco Pardo Arquitecto] 05 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903139/parque-los-heroes-francisco-pardo-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.