Residência no Norte de Córdoba / ONO Arquitectos

Residência no Norte de Córdoba / ONO Arquitectos - Mais Imagens+ 30

Cidade de Deán Funes, Argentina
  • Arquitetos: ONO arquitectos; ONO arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  378
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Corralón Santa Rita, Fantini Electricidad, Free service refrigeracion, Hormigones Don Juan, Macon Ingenieria, Punto Seco, Reno Amoblamientos, Temac
  • Construção: Cesar Vázquez Construcciones
  • Cálculo Estrutural: ingeniero Ángel Manzur
  • Administração: ONO arquitectos
  • Arquitetos Autores Da Obra: Arq. Lucas Oliszynski, Arq. Andrés Nihoul, Arq. Nahir Ottani
  • Cidade: Cidade de Deán Funes
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um lote entre empenas, foi construída uma residência introvertida em relação ao espaço público, deixando aparentes diversas materialidades que definem toda a proposta.

© Gonzalo Viramonte

A tipologia propriamente dita se situa no centro do terreno, favorecendo a abertura aos dois pátios que funcionam como pulmões verdes e que a estruturam: um pátio de entrada que separa a garagem e um escritório privado, vinculado por uma área semi-coberta de entrada que culmina na fachada. O outro é o pátio principal, para o qual se abre a área social da casa.

Croquis

A ideia em termos de funcionalidade foi gerar um ambiente integrado que permitisse apreciar a distribuição do programa da casa, utilizando um pé-direito duplo que conecta a área social do térreo com a área privada no pavimento superior. A escada é o ponto central que arremata esta ideia.

© Gonzalo Viramonte
Corte Longitudinal
© Gonzalo Viramonte

A impressão que o projeto transmite em termos de materialidade foi uma das premissas que marcaram o processo, e que acompanham as diversas sequências espaciais que a casa propõe.

Utilizou-se o concreto e o tijolo aparentes como materiais nobres que dão aconchego à casa, tanto em suas fachadas, quanto nos acabamentos internos.

© Gonzalo Viramonte

Por meio de diversas transições geradas, estas peles vão estabelecendo uma gama de tonalidades e jogos de luz e sombra ao longo do dia e da noite, o que enriquece a vivência em cada ponto da casa.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência no Norte de Córdoba / ONO Arquitectos" [Vivienda en el Norte de Córdoba / ONO Arquitectos] 07 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903029/residencia-no-norte-de-cordoba-ono-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.