Residência Takuru / José Cubilla

Residência Takuru / José Cubilla - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: José Cubilla; José Cubilla
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  310
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Colaboradores: Dahiana Núñez, Yago García, Ilaria Marcatelli, Salma Abraham, Bethania Casco, Karina Olmedo, Horacio Cherniavski, Ignacio Lloret
  • Construtora: Nelson Pérez
  • Cidade: Piribebuy
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Takuru
Do guarani, cupim ou colônia de cupins. Comumente estão a metros do subsolo. Sua parte superior é um dispositivo de ventilação que também sombreia o cupinzeiro. 

© Federico Cairoli

Piribebuy, lugar histórico e rural a 80km de Assunção. Moradia para uma família numerosa do interior. Como habitar um lugar de beleza natural extraordinária? Terra colorida, coqueiros e takurues!

© Federico Cairoli

Nos parece fundamental decodificar o terreno e entender sua alma. O silêncio do lugar. Determinar sua capacidade e gerar o menor impacto possível. 

© Federico Cairoli

Compreender as camadas do lugar, as dinâmicas dos solos, os ventos, os fluídos, as texturas, as cores, a topografia, a flora e o céu. 

© Federico Cairoli

Propomos uma moradia de terra.
Matéria que se torna geometria, artifício.
Construção que surge do lugar.
Muros e abóbadas. Piso que se torna cobertura. 

© Federico Cairoli

Da escavação de uma grande fossa (reservatório de água para o gado) obtemos a matéria prima. Uma moradia austera, econômica e amável com o entorno, onde 85% do volume da construção é extraído no lugar. 

© Federico Cairoli

Nos interessam construções vernaculares, tradicionais, repletas de sabedoria, pertinentes e econômicas.

Sensibilidade com o lugar, inércia térmica, sombras e penumbras em um clima particular são algumas das premissas de partida. 

Planta

Um sistema construtivo que retomamos do passado, mas desde o profundo conhecimento da matéria. Fabricamos tijolos compactos de terra crua do lugar para as paredes interiores e abóbodas. Construímos estruturas de taipa de 40 cm nas paredes portantes exteriores, obtendo uma excelente inércia térmica. 

© Federico Cairoli

Em paralelo com a ventilação cruzada convencional, adota-se um sistema de ventilação por subsolo conhecida como um poço que permite igualar a temperatura do ar exterior com a do subsolo da moradia que permanece praticamente constante durante todo o ano em uma variação entre 18 e 21 graus. 

Corte 01

Isso permite, tanto no inverno como no verão, utilizar a energia geotérmica substituindo os sistemas de climatização convencionais (ar-condicionado, lareiras), mantendo a temperatura no interior graças aos espessos muros de terra. 

© Federico Cairoli

Tratamos as águas negras e cinzas com um sistema de fitodepuração que consiste no tratamento das águas mediante a ação biológica das raízes de determinadas plantas aquáticas. Utilizamos o aguapé (Eichhornia Crassipes), uma planta local com um grande rendimento na depuração. 

© Federico Cairoli

O sistema consiste na introdução do efluente em um reservatório que contem tais plantas cujas raízes injetam oxigênio na água contribuindo para a ação das colônias de bactérias aeróbicas contidas nas mesmas.

© Federico Cairoli

Utilizamos madeira nos pilares, material natural. As portas e móveis provêm de espécies reflorestadas e os pisos são de pedra da região. A água da chuva das coberturas é canalizada e distribuída para as hortas da família localizadas nas áreas mais baixas do terreno. 

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Takuru / José Cubilla" [Vivienda Takuru / José Cubilla] 01 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902951/residencia-takuru-jose-cubilla> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.