Climate Tile: uma calçada que coleta água da chuva

Climate Tile é um projeto-piloto para capturar e redirecionar 30% da água pluvial extra esperada por conta das mudanças climáticas. Criado pela THIRD NATURE com a IBF e a ACO Nordic, o projeto será inaugurado em um trecho de 50 metros de calçamento em Nørrebro, em Copenhague. A primeira calçada foi criada como um projeto climático inovador que utiliza o Climate Tile para conformar uma paisagem urbana bonita e adaptável. Destinado a cidades densamente povoadas, o piso manuseia a água através de um sistema técnico que trata a água como um recurso valioso.

Climate Tile: uma calçada que coleta água da chuva - Mais Imagens+ 7

Climate Tile. Image Courtesy of THIRD NATURE
Climate Tile. Image Courtesy of THIRD NATURE

Em primeiro lugar, o Climate Tile é um sistema de adaptação para as cidades do futuro. O trecho piloto em Copenhague é o início de um processo de desenvolvimento plurianual com a Cidade de Copenhague, Realdania, o Fundo de Desenvolvimento de Mercado e outros colaboradores. O Climate Tile reintroduz o circuito de água natural nas cidades existentes através de um processo simples que gerencia a água da chuva do telhado e calçadas e garante que a água corra para o lugar adequado como plantas ou reservatórios de água. Ele pode capturar e redirecionar 30% da água extra projetada devido à mudança climática e, assim, evitar sobrecargas da infraestrutura de drenagem existente.

Estamos felizes em poder agora demonstrar um sistema de adaptação climática escalável. Além de trabalhar 1% do tempo quando temos incidentes de chuva acelerados pelo clima, a solução cria, além disso, valor para a cidade nos 99% restantes. Acreditamos que nossas ruas são a corrente sanguínea da sociedade onde as pessoas se encontram e que a calçada é uma parte subestimada de nossa infraestrutura que possui grande potencial para comunidades futuras em nossas cidades sempre em crescimento”, diz Flemming Rafn Thomsen, sócio da THIRD NATURE.

Climate Tile. Image Courtesy of THIRD NATURE
Climate Tile. Image Courtesy of THIRD NATURE

Como a equipe afirma, o Climate Tile desenvolve e une funções tradicionalmente separadas. Com o desenvolvimento do The Climate Tile, as futuras calçadas coletarão e manejarão a água, contribuindo para o crescimento de uma natureza urbana e um microclima melhorado. Assim, o calçamento gera valor agregado para os cidadãos e eleva o nível de qualidade de vida e a saúde geral dentro da cidade. O projeto é visto como uma solução inclusiva que funciona em conjunto com estradas, ciclovias, sinalização, mobiliário urbano, praças urbanas e natureza urbana.

Climate Tile

Ninna Hedeager, prefeita de Assuntos Técnicos e Ambientais, inaugurará oficialmente a calçada no dia 27 de setembro às 17h em frente ao café em Heimdalsgade22, em Nørrebro, Copenhague.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Climate Tile: uma calçada que coleta água da chuva" [Climate Tile Designed to Catch and Redirect Excess Rainwater From Climate Change] 28 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902915/climate-tile-uma-calcada-que-coleta-agua-da-chuva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.