15º Congresso dos Arquitectos

No ano em que se cumprem 20 anos sobre a sua criação, a Ordem dos Arquitectos leva a cabo o 15.º Congresso dos Arquitectos, nos dias 25, 26 e 27 de Outubro, no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa, no Algarve.

Tendo como tema central “O Património Arquitectónico e Paisagístico”, aquela que é a reunião magna da classe irá “demonstrar o papel qualificador que a arquitectura tem na preservação e na construção do futuro património arquitectónico e paisagístico, no desenvolvimento económico, social e de inovação para a sociedade”.

Para além do tema agregador, o debate irá contemplar três subtemas: o ordenamento e valorização do território; a reabilitação do património arquitectónico e paisagístico e a prática profissional dos arquitectos.

A resposta dos arquitectos aos riscos territoriais, os caminhos actuais de acesso à profissão, os modos de exercício da profissão e a importância dos arquitectos como decisores e intervenientes políticos, são alguns dos temas em que se irá desdobrar o debate nos três dias do Congresso que, nesta edição, terá uma estrutura de participação diferente daquela adoptada nos congressos anteriores.

Com o objectivo de facilitar o debate prévio do tema e subtemas previstos, o 15.º Congresso contempla duas novas modalidades de participação para além das habituais moções, recomendações e comunicações: o Debate Temático e o Debate Transversal.

Enquanto o Debate Temático irá decorrer em torno de um documento previamente divulgado e apresentado numa mesa-redonda por um grupo de trabalho auto-proposto, o Debate Transversal pode envolver não-arquitectos e organiza-se em torno de um tópico transversal, que envolva diversas entidades ou profissões ligadas de alguma forma aos arquitectos.

O 15.º Congresso abre no dia 25 de Outubro com uma conferência do arquitecto espanhol Emílio Tuñón, da Tuñón Arquitectos, distinguido em 2014 pelo Governo de Espanha com a Medalha de Ouro de Mérito nas Belas-Artes. A Fundación Docomomo Ibérico e o Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa estarão entre os vários convidados do Congresso, estando previstas, no dia 26 de Outubro, reuniões de trabalho das duas organizações internacionais.

Para além dos trabalhos do Congresso, vai decorrer durante os três dias um programa paralelo de actividades sociais e culturais com visitas, exposições e cinema que se estende a toda a região do Barlavento Algarvio, para além de uma feira de materiais no espaço do Centro de Congressos do Arade.

Toda a informação em http://www.congressodosarquitectos.pt/

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "15º Congresso dos Arquitectos" 28 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902911/15o-congresso-dos-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.