Casa BGS / Alvaro Moragrega / arquitecto

Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 2 de 23Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 3 de 23Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 4 de 23Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 5 de 23Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Mais Imagens+ 18

Tapalpa, México
  • Chefe De Projeto: Carlos Ruiz Palomino
  • Engenharia Estrutural: Cero Motion, Juan Jesús Aguirre
  • Empreiteiro: Jesús Guillen
  • Carpinteiro: Marcelino Vázquez
  • Terreno: 7227.0 m2
  • Cidade: Tapalpa
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 2 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa BGS consiste em duas pequenas cabanas conectadas por um espaço no meio da floresta de Tapalpa. O local foi escolhido considerando cuidadosamente as árvores existentes. Os volumes foram dispostos de tal forma que não foi necessário cortar nenhuma árvore, resultando em uma acomodação livre que respeita cada árvore existente. A localização final foi decidida não só pelo espaço que estava ali naturalmente entre a vegetação, mas também para implantar esse espaço central com vista a quatro árvores maiores, transformando-as em protagonistas do projeto.

Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 12 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega

Cada cabana se reduz a uma simples construção de pedra, com dois pavimentos e vários vãos. A composição pétrea é demarcada por elementos de madeira nas janelas e portas, criando um padrão parecido às pinturas mais simples de Mondrian. No interior, a área de dormitórios está continua em um pé direito duplo com lareira. O único elemento é uma caixa de madeira que contém o banheiro e serve de suporte para a cabeceira da cama. Sobre tal caixa, está uma segunda área de dormitório com acesso por uma escada lateral.

Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 6 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega
Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 9 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega
Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 5 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega

O banheiro foi pensado como uma área habitável ao invés de um espaço solitário. O piso é de granito preto e um babadouro de cavalo funciona como banheira, que tem uma torneira compartilhada com a do chuveiro que se encontra do outro lado de um vidro temperado. O chuveiro está na parte externa da cabana de pedra, dentro do volume de madeira e coberto com uma claraboia de vidro que aponta para a copa das árvores. Todo o banheiro tem fechamento de madeira, incluindo a cobertura formada por vigas de 8” a cada 20 centímetros e terças de 38 por 38 milímetros que suportam o piso de madeira da segunda área de dormir.

Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 11 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega
Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 19 de 23
Planta alta
Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 14 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega
Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 13 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega

A iluminação foi pensada de forma bastante natural, como o restante dos materiais, com lâmpadas Edison sem filtros instaladas diretamente sobre a madeira, ou ligadas a cabos. Todo o encanamento foi feito com instalações aparentes de cobre e bronze desenhadas para expressar sua capacidade escultórica.

Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 4 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega

O espaço conector é um ambiente simples, colocado estrategicamente para aproveitar ao máximo a vista do vale. Este espaço central conta com uma lareira de teto e a fachada oeste se abre para o vale, onde uma varanda com churrasqueira e uma fogueira completam o projeto.

Casa BGS  / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 3 de 23
© Fernanda Leonel, Alvaro Moragrega

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BGS / Alvaro Moragrega / arquitecto" [Casa BGS / Alvaro Moragrega / arquitecto] 01 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902905/casa-bgs-alvaro-moragrega-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.