Pa´ í Ñu / Grupo Culata Jovái

Pa´ í Ñu / Grupo Culata Jovái - Mais Imagens+ 24

Nemby, Paraguai
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda foi: construir duas residências duplex em um lote padrão de 12 por 30 metros. Uma vez que as casas deveriam ser completamente individuais, assumiu-se um terreno de 6 por 30 metros para cada uma, com pátios próprios, estreitos e longos.

Isométrica

Esta é uma solução típica que o mercado imobiliário de Assunção e região, e foi adotada para aumentar a rentabilidade dos lotes, repetindo um modelo de ocupação de casas com pátio, mas reduzindo o encanto romântico do pátio à metade, conseguindo, assim, cumprir os sonhos pela metade, como resultado da falta de planejamento e da resistência cultural de habitar a cidade com maior densidade de ocupação. Hoje, a cidade tem uma média de 60 habitantes por quadra.

© Federico Cairoli

Por conta desse modelo de crescimento urbano, as pessoas que seguem procurando viver em casas com pátio devem morar, hoje, a cerca de 2 horas do centro de Assunção, em lotes muitas vezes sem acesso completo a todos os serviços. Esse projeto nos pareceu uma oportunidade de responder a esta situação.

© Federico Cairoli

O lote se encontra localizado na cidade de Ñemby, que faz parte de um segundo anel de cidades que conformam a região metropolitana de Assunção, também conhecida como Grande Assunção.

Nossa proposta foi triplicar a densidade, fazer 3 casas ao invés de 2, mas renunciando o conceito de casa própria em lote próprio que fomenta uma alienação urbana.

© Federico Cairoli
Planta - Térreo
© Federico Cairoli

Dividimos o lote em duas partes, de um lado uma via/praça de acesso de veículos e do outro as três residências. Com esse gesto (que evidentemente não foi inventado por nós), conseguimos gerar um grande espaço comum aberto, onde as crianças podem brincar. Além disso, esse espaço serve para que os veículos possam entrar em suas respectivas garagens que são, na realidade, espaços intermediários de sombra que servem para guardar os carros.

© Federico Cairoli

As casas são muito simples. No térreo: salas de estar e jantar com cozinha integrada, banheiro social, lavanderia e churrasqueira/garagem. No pavimento superior: dois dormitórios, banheiro familiar e uma varanda aberta que pode se transformar em mais um quarto em uma futura ampliação e que agora funciona como uma área de expansão aberta própria (para isso utilizamos algumas ideias referenciais de projetos do escritório Elemental de Alejandro Aravena).

© Federico Cairoli
Planta - Superior
© Federico Cairoli

Utilizamos algumas referências desse escritório no que se refere à construção do projeto, que se caracteriza por ter sido feita em sua totalidade com materiais que estão disponíveis em qualquer depósito de materiais de Grande Assunção: estrutura de concreto armado aparente, fechamentos de tijolo padrão e pintados de branco, telhados de telha sobre estrutura de concreto pré-fabricado, janelas e portas com batentes de madeira e vidros temperados com caixilharia de alumínio, pisos de cimento e revestimentos cerâmicos para banheiros e cozinha.

© Federico Cairoli

Esta foi uma premissa do projeto desde o início, em busca de uma relativa universalidade construtiva, já que, assim, seria possível evitar detalhes complexos que requereriam nossa presença em obra mais do que a distância e o tempo nos permitiriam.

Corte Longitudinal
Corte Transversal

Além disso, como uma forma de nos desafiarmos com os mesmos recursos materiais e técnicas construtivas com as quais se constrói em Assunção, pudemos alcançar resultados diferentes daqueles que tanto criticamos e que são competitivos do ponto de vista econômico e melhores de um ponto de vista arquitetônico. 

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pa´ í Ñu / Grupo Culata Jovái" [Pa´ í Ñu / Grupo Culata Jovái] 30 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902903/pa-i-nu-grupo-culata-jovai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.