OOPEAA + Lundén Architecture Company projetam habitações em madeira para Helsinque

OOPEAA, trabalhando em colaboração com a Lundén Architecture Company, ganhou um concurso de projeto e construção para um conjunto habitacional de madeira em Kivistö, Vantaa, na área metropolitana de Helsinque, Finlândia. Organizado pela cidade de Vantaa, o concurso pediu aos participantes que projetassem um distrito de casas de madeira, parte de um compromisso de "proporcionar um desenvolvimento consciente do clima na habitação".

Intitulado “Lá em cima - Lá embaixo, vivendo juntos em três níveis”, o esquema de OOPEAA e Lundén fará parte do distrito sustentável mais amplo, criando uma ligação entre a floresta natural, as ruas ativas e a infraestrutura ferroviária.

OOPEAA + Lundén Architecture Company projetam habitações em madeira para Helsinque - Imagem 2 de 11
Cortesia de OOPEAA

O edital abrangente convocava as inscrições conjuntas com dois escritórios de arquitetura, um empreiteiro e um empreendedor a se situarem em um ou em ambos os lotes de Kivistö. As equipes foram solicitadas a responder às “necessidades de uma população diversificada nas áreas de rápido crescimento em desenvolvimento”, ao mesmo tempo em que atendiam às necessidades de ciclismo, trânsito e arte pública.

O esquema OOPEAA e Lundén ocupará um dos dois lotes, localizado ao lado de uma pequena floresta que abriga esquilos voadores raros. A proposta é composta por um bloco multifacetado de habitações de madeira, combinando um nível de rua ativo com espaços verdes comuns, tanto no pátio interior como nos terraços do telhado.

OOPEAA + Lundén Architecture Company projetam habitações em madeira para Helsinque - Imagem 3 de 11
Cortesia de OOPEAA

Apartamentos variam de moradias de dois andares com acesso individual da rua para apartamentos com um cinto de varandas, para apartamentos de tamanho familiar com terraços nos pisos superiores. Os apartamentos foram posicionados para um equilíbrio ideal entre luz e sombra, enquanto os recursos ecologicamente conscientes, como os painéis fotovoltaicos no telhado, e a coleta de águas pluviais procuram reduzir a pegada de carbono do esquema.

Enquanto isso, a fachada do esquema responde a várias funções, com madeira carbonizada ao longo da fachada da rua contrastando com as cores laranja, amarela e vermelha ao longo do pátio interno. O esquema também possui uma ponte especial que fornece uma conexão entre o bloco residencial e a floresta adjacente.

OOPEAA + Lundén Architecture Company projetam habitações em madeira para Helsinque - Imagem 4 de 11
Cortesia de OOPEAA

O trabalho começará na próxima fase de projeto e começará imediatamente, com a contribuição do empreiteiro Reponen Oy e do empreendedor Taaleri Vuokrakoti Ky.

Notícia via: OOPEAA

  • Architects

  • Localização

    Kivistö, 01700 Vantaa, Finland
  • Arquiteto Responsável

    Anssi Lassila (OOPEAA), Eero Lundén (Lundén Architecture Company)
  • Equipe de Projeto

    Tuuli Tuohikumpu (OOPEAA), Emma Koivuranta (Lundén)
  • Equipe do Concurso

    OOPEAA: Liisa Heinonen, Tomoya Nishimura, Tanja Vallaster, Liuxin Yang, Katharina Heidkamp; Lundén: Rebecca Koivukoski, Emmi Järä
  • Paisagismo

    VSU Landscape Architects: Outi Palosaari, Saara Oilinki
  • Cliente

    Taaleri Vuokrakoti Ky
  • Empreiteiro

    Reponen Oy
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    Courtesy of OOPEAA
  • Área

    7764.0 m2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Walsh, Niall. "OOPEAA + Lundén Architecture Company projetam habitações em madeira para Helsinque" [OOPEAA + Lundén Architecture Company Design Charred Timber Housing District in Helsinki] 24 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902540/oopeaa-plus-lunden-architecture-company-projetam-habitacoes-em-madeira-para-helsinque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.