Maquete do Monumento à III Internacional de Vladímir Tátlin é construída ineditamente no Brasil

A exposição Vkhutemas: O Futuro em Construção 1918-2018, em cartaz no Sesc Pompeia e com curadoria de Neide Jallageas e Celso Lima, apresenta ao público a experiência pedagógica soviética da Vkhutemas - Escola de Artes e Técnicas de Moscou, fundada em 1920. Apesar do curto tempo de duração, tendo sido fechada em 1930, a metodologia de ensino e produção da Escola exerceram grande influência na cena artística mundial no século 20.

Com a proposta de desviar-se do viés museológico, todos os objetos da exposição são reproduções ou recriações dos trabalhos originais, de tal forma que ela própria incorpora um processo metodológico a partir do fazer. Fotografias, cartazes, vídeos e textos podem ser vistos juntamente com reproduções de ilustrações, azulejarias, cerâmicas, mobiliários, roupas, estamparias e projetos arquitetônicos.

Entendida enquanto experiência de vanguarda, as premissas da escola Vkhutemas, tanto na condução do ensino quanto da prática profissional, permanecem extremamente contemporâneas e encontram nos novos grupos que atuam no campo das artes e da arquitetura, uma consonância.

Para a exposição o coletivo Goma Oficina formado por arquitetos e artistas, ficou responsável pela reprodução e recriação das maquetes dos projetos arquitetônicos, com destaque para o Monumento à III Internacional, projeto de Vladímir Tátlin, que foi construída pela primeira vez no país.

© Lauro Rocha

O projeto do Monumento, uma torre de 420 metros de altura, abrigaria funções governamentais e infraestruturas de rádio transmissão. A maquete original do projeto com 4,5 metros de altura demonstrava a exequibilidade da estrutura enquanto geometria e a virtuose dos projetistas e artesãos no detalhamento e manufatura dos materiais. A reprodução da maquete para a exposição tem 2,5 metros de altura e foi executada em estrutura de alumínio e aço carbono galvanizado, com os volumes internos em polipropileno translúcido, com intuito de manter fidelidade às proporções e intenções da maquete original.

© Fernando Banzi

A exposição fica até dia 30 de setembro nas oficinas de criatividade do Sesc Pompeia. De terça a sexta das 10h às 21h30 e de sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. Entrada gratuita. Curadoria Neide Jallageas e Celso Lima.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Maquete do Monumento à III Internacional de Vladímir Tátlin é construída ineditamente no Brasil" 22 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902338/maquete-do-monumento-a-iii-internacional-de-vladimir-tatlin-e-construida-ineditamente-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.