Residência Skylit / Downie North Architects

Residência Skylit / Downie North Architects - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Downie North Architects; Downie North Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Neves
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abey, Bosch, Caroma, Dane, Havwoods, Parisi, Smeg, VELUX Commercial
© Felipe Neves

Descrição enviada pela equipe de projeto. Discreta e luminosa, a reforma desta casa suburbana de 1950, localizada na parte norte de Castlecrag, adapta a construção para uma família de cinco pessoas

© Felipe Neves

O desenvolvimento dos subúrbios australianos gerou uma produção arquitetônica de casas que não tem nenhuma relação com seu terreno e seu entorno, sendo idealizadas e construídas a partir das forças do mercado. O resultado disso é um projeto pouco iluminado e voltado para dentro e seu próprio funcionamento, com nenhuma relação com as vontades e demandas dos moradores. A paisagem, a luz natural, a ventilação cruzada e o próprio terreno, são elementos secundários e arbitrários ou irrelevantes. 

Planta - Proposta

O projeto da Residência Skylit oferece uma estratégia para remediar os problemas que acompanham estes projetos. A partir de gestos que reconfiguram o interior, sem precisar aumentar ou alterar drasticamente a massa construída, a casa se transforma. A partir da remoção de elementos, a casa traz iluminação natural para dentro dos espaços de estar, que agora se abrem para o entorno. O programa é aberto e robusto, oferecendo espaços para a família dividir, aproveitar e desfrutar de boas refeições e ter agradáveis conversas rotineiras. 

© Felipe Neves

Os clientes, que moravam em uma casa maior antes de se mudarem para esta, estavam apreensivos quanto a essa redução de escala. Os arquitetos, em contrapartida, acreditavam que, com algumas pequenas adequações, todos os requerimentos seriam acomodados no novo projeto. O projeto focou em remover o que era desnecessário, com o objetivo de determinar lugares que elevassem as funções e criassem uma consciência e uma conexão entre espaços. 

© Felipe Neves

As alterações focaram em criar uma grande planta livre com alguns objetos de marcenaria que definem zonas e atividades como a cozinha, a sala de refeições e de estar, uma pequena copa e a sala de estudos. Algumas claraboias foram propostas, voltadas para norte, iluminando o interior e conectando visualmente essa planta. Devido aos edifícios do entorno, a estratégia das claraboias teve de ser meticulosamente elaborada, com suas aberturas precisas. 

© Felipe Neves

A paleta de materiais circula em torno de materiais naturais e daqueles com alguma proximidade local. Uma paleta clara, com tons de brancos, cinzas e texturas de madeira referenciam alguns espaços, enquanto que as cerâmicas irregulares criam reflexos remanescentes do Middle Harbour e os tijolos vermelhos dão acabamento ao deck, se conectando com os vizinhos.

© Felipe Neves

Esta nova composição arquitetônica se propõe a ser eficiente, dinâmica e serena. Transformou a rotina dos moradores ao mesmo tempo que se destaca em seu entorno, demonstrando o valor da simplicidade. 

© Felipe Neves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Skylit / Downie North Architects" [Skylit House / Downie North Architects] 14 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902063/residencia-skylit-downie-north-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.