Inscrições abertas: Concurso de ideias para Pavilhão Humanitário

Na leitura do mundo da arquitetura e urbanismo, concursos de projeto são competições a nível acadêmico e/ou profissional que consistem no desenvolvimento de uma proposta arquitetônica, conforme condicionantes únicos e necessários para cada projeto, definidos pelos organizadores em um edital que é planejado, estudado e preparado especialmente para cada temática.

A MODO produz concursos direcionados ao público universitário e recém graduado de toda e qualquer instituição de ensino brasileira ou internacional. Qual o tema deste concurso?

Este é o concurso-piloto de lançamento da plataforma e o tema principal será o desenvolvimento do projeto de um “Pavilhão Humanitário” pelas equipes participantes. O pavilhão terá o objetivo de funcionar como infraestrutura de suporte aos abrigos “Better Shelter” do projeto Rondon 1 localizados em Boa Vista - RR. As unidades de abrigo “Better Shelter” são estruturas de emergência que recebem até seis pessoas e foram instaladas pelo governo Federal e organismos das Nações Unidas. O alojamento dispõe de capacidade para 600 pessoas e possui algumas instalações complementares que fornecem infraestrutura física, alimentação, transporte, atendimento médico e segurança, contando com o suporte das Forças Armadas.

O objetivo do projeto proposto é qualificar e dinamizar as instalações complementares apresentando uma nova solução que abrigue de forma efetiva os apoios mencionados acima e ainda acrescentem a eles salas de apoio, convivência e ambientes complementares.

Por que a escolha deste tema?

O número de refugiados registrados no mundo aumenta a cada ano, em 2014, o número chegou a incríveis 59,5 milhões de pessoas, cerca de 22 milhões a mais do que na última década. Hoje em dia, no Brasil, cerca de 800 venezuelanos cruzam a fronteira pelo município de Pacaraima. Mais de 52 mil venezuelanos chegaram ao Brasil desde 2017, e 40 mil deles fizeram através do estado de Roraima, e a maioria vive na capital, Boa Vista. Os venezuelanos que buscam refúgio em Roraima fogem da fome, da severa escassez de remédios, da instabilidade política e de uma inflação galopante de 700% na Venezuela. Por isso, devemos como estudantes, arquitetos e urbanistas ser atentos a estes acontecimentos e preparar-nos como profissionais e também seres humanos para receber da melhor forma possível estas pessoas em situação delicada.

INSCRIÇÃO

Este concurso é aberto aos estudantes de arquitetura e urbanismo e jovens arquitetos graduados há até 3 anos, sejam eles de nacionalidade brasileira ou estrangeira. A participação se dá individualmente ou em equipes de até 4 membros, podendo ter em sua formação pessoas de instituições de ensino ou países distintos. As equipes devem pagar uma vez, uma única taxa de inscrição independentemente do número de membros.

Estudantes e/ou jovens profissionais de outras áreas de conhecimento também graduados há até 3 anos, poderão participar de uma equipe, desde esta tenha ao menos um membro estudante/profissional de arquitetura e urbanismo.

O interessado em participar do concurso deverá ter cadastro na MODO Plataforma, feito em www.modoplataforma.com/register É necessário, para inscrever uma equipe, que o líder já esteja cadastrado no sistema e assim possa iniciar o processo de inscrição e na sequência convidar os demais integrantes através do e-mail (para quem ainda não possuir cadastro) ou através de busca interna no banco de dados dos usuários registrados.

CRONOGRAMA E CALENDÁRIO

• 29 de Agosto de 2018:
Lançamento oficial do site e divulgação da temática do primeiro
concurso;
• 06 de Setembro de 2018:
Início do primeiro lote das inscrições (R$ 100,00 por equipe de até 4
membros) e publicação do edital;
• 26 de Setembro de 2018:
Início do segundo lote das inscrições (R$ 120,00 por equipe de até 4
membros)
• 10 de Outubro de 2018:
Fechamento das inscrições;
• 15 de Outubro de 2018:
Prazo final para entrega dos projetos;
• 16 de Outubro a 23 de Outubro de 2018:
Intervalo de tempo destinado a avaliação dos projetos pela banca;
• 26 de Outubro de 2018:
Divulgação dos projetos premiados.

Baixar as informações relacionadas com este concurso aqui.

  • Título

    Inscrições abertas: Concurso de ideias para Pavilhão Humanitário
  • Tipo

    Divulgação de concursos (ideias)
  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    10 de Outubro de 2018 12:00 AM
  • Prazo para envio

    15 de Outubro de 2018 12:00 AM
  • Onde

    BOA VISTA - RR
  • Preço

    100 Reais por Equipe

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas: Concurso de ideias para Pavilhão Humanitário" 11 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901900/inscricoes-abertas-concurso-de-ideias-para-pavilhao-humanitario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.