Residência Brise Soleil / Studio Workshop

Residência Brise Soleil  / Studio Workshop - Mais Imagens+ 11

Port Moresby, Papua Nova Guiné
  • Designers: Studio Workshop; Studio Workshop
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  173
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Bennetts
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Astra Walker, Fienza, Miele, Wood Melbourne
© Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Brise Soleil é um projeto compacto de uma casa com 2 dormitórios e 173 m², implantada no topo de uma quadra íngreme voltada para o oeste, próximo a Port Moresby Harbour. O projeto foi concretado in-loco e é parcialmente revestido por uma pele de madeira ondulada que proporciona sombreamento, privacidade e ventilação para o quarto principal. A pele vai ficando plana a medida que vai se transformando em um elemento operável com pé-direito duplo, com o objetivo de proteger do sol do oeste e ainda garantir a vista do Mar de Corais.

© Peter Bennetts
Cortes
© Peter Bennetts

Do ponto de vista de projeto, a pele homenageia as tradições locais de trabalhos manuais com madeira, vistas em casas de palafitas e canoas, conhecidas como lakatoi. O elemento arquitetônico utilizado no projeto conta com juntas complexas e um alto grau de articulação, foi elaborado através de software e hardware contemporâneos. Além disso, o projeto da pele também faz parte de uma discussão mais ampla sobre telas e véus na arquitetura equatorial, encontradas em obras do século XX de Ossipoff, Ferrie, Rudolf e outros. 

© Peter Bennetts
Diagrama - Processo

O invólucro e as portas foram construídas com madeira de pinho acetilada de 50x50 mm, coladas e depois cravadas em articulações complexas de meia volta executadas digitalmente. Tanto a pele quanto as portas, com uma área total de 80 m², contém mais de 2200 peças, das quais 700 são com juntas de meia volta fresadas na CNC, frequentemente em ambas as extremidades. Todos os processos, moagem, junção, acabamento e montagem em painéis foram realizados na oficina dos designers em Gold Coast, na Austrália, e depois foram enviados via contêiner para instalação em Papua Nova Guiné. Todo o conjunto foi organizado como um sistema de painéis e portas que serve não apenas para ajudar no transporte e montagem, mas também para minimizar a necessidade de mão de obra qualificada no local. Apesar de cada painel ser único, o método de instalação era idêntico, o que fez com que a montagem fosse feita em dois dias com três pessoas trabalhando manualmente e em andaimes. 

© Peter Bennetts

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Brise Soleil / Studio Workshop" [Brise Soleil House / Studio Workshop] 12 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901862/residencia-brise-soleil-studio-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.