Picos do Jaraguá / Nitsche Arquitetos

Picos do Jaraguá / Nitsche Arquitetos - Mais Imagens+ 14

"Para mim, a primeira e primordial arquitetura é a geografia" 
Paulo Mendes da Rocha

© Nitsche Arquitetos

669 trenas penduradas, dispostas lado a lado, ocupam toda a extensão de 22 metros da empena à entrada do Sesc Pinheiros. Estendidas na vertical a partir do rufo no topo do muro, o conjunto de trenas com alturas variadas forma a silhueta do Pico do Jaraguá, marco geográfico da cidade de São Paulo. De perto, podemos perceber que o trabalho é formado pela repetição de um único objeto, cada um com sua medida singular. De longe, não se vê objeto algum, apenas uma grande superfície brilhante que reflete o sol e cintila com o vento, como um grande tecido metálico amarelo estendido sobre o muro.

© Nitsche Arquitetos
Elevação
© Nitsche Arquitetos

O trabalho foi feito especialmente para o Sesc Pinheiros, localizado à Rua Paes Leme, zona oeste de São Paulo. A região vem se transformando rapidamente nos últimos anos. Novas vias, nova linha do metrô, novo terminal de transporte coletivo, novos empreendimentos e a consequente verticalização do entorno são algumas destas mudanças. A rua também é conhecida por abrigar uma multiplicidade de lojas e serviços voltados para a construção civil. A trena, objeto de uso corriqueiro no canteiro de obras, é encontrada praticamente em todas as lojas da rua.

A trena é a ferramenta principal de construção do trabalho e, ao mesmo tempo, a unidade mínima ou modular de sua composição. A imagem sintética do Pico do Jaraguá, construída a partir de medidas precisas, exemplifica a dialética interna e externa do trabalho, contrapondo e combinando noções de construção, paisagem e geografia. 

© Nitsche Arquitetos

FICHA TÉCNICA

Título: Picos do Jaraguá
Autor: Nitsche Arquitetos
Ano: 2018
Local: Sesc Pinheiros, Rua Paes Leme, n° São Paulo - SP
Técnica: Trena metálica fixada sobre muro de alvenaria
Equipe: João Nitsche, Pedro Nitsche, Lua Nitsche, Marcelo Anaf, André Scarpa, Bruna Brito, Claudia Carpes, Fernanda Veríssimo, Flavia Schikmann, Gil Barbieri, Mara Cruz, Pamela Gomes, Rodrigo Tamburus, Rosário Borges De Pinho
Montagem: Manuseio Montagem e Produção Cultural
Iluminação: Fernanda Carvalho – Design da Luz Estúdio
Realização: Sesc Pinheiros

© Nitsche Arquitetos

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: João Nitsche. "Picos do Jaraguá / Nitsche Arquitetos" 16 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901814/picos-do-jaragua-nitsche-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.