La Cabañita / Paz Arquitectura

La Cabañita / Paz Arquitectura - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Paz Arquitectura; Paz Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  415
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografías:Andrés Asturias,
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluver, Cementos Progreso, GIBOR, INEGSA, PTS, Scavolini
  • Projeto Estrutural: INEGSA
  • Construção: CONARQ
  • Projeto Elétrico: PTS
  • Projeto Hidráulico: CONARQ
  • Arquiteto Responsável: Alejandro Paz
  • País: Guatemala
Mais informaçõesMenos informações
© Andrés Asturias

"La Cabañita" é um projeto que procura integrar-se à seu entorno natural em meio a um bosque montanhoso nos arredores da  Cidade da Guatemala. Sua arquitetura nos faz pensar sobre as proporções particulares dos espaços de uma casa e procura suprimir os limites definidos entre o interior e o exterior. O projeto original da pequena cabana foi construído em 1985, o qual consistia em uma pequena estrutura metálica com uma enorme plataforma em balanço. Este pequeno refúgio contava apenas com uma pequena área social, uma cozinha e um pequeno dormitório no pavimento superior.

© Andrés Asturias
Diagrama Axonométrico 3
© Andrés Asturias

Mais de trinta anos depois, os proprietários decidiram ampliá-la, incorporando novos espaços de convívio e áreas íntimas que estivessem de acordo com seu estilo de vida contemporâneo. O bosque ao redor da cabana original cresceu e se transformou em uma floresta e a vegetação passou a ocupar um papel ainda mais primordial neste novo projeto. Como principal estratégia de desenho, os arquitetos procuram respeitar ao máximo o projeto original, conservando o valor e o sentido dos seus espaços. Considerando as solicitações do cliente, a ampliação deveria acolher um novo espaço de uso comum e mais um dormitório, os quais foram implantados em dois novos módulos independentes situados em cada um dos lados da cabana existente.

© Andrés Asturias
Planta
© Andrés Asturias

Deixamos um vazio entre cada um dos volumes e suas estruturas foram sutilmente apoiadas sobre a topografia do terreno criando uma planta irregular e não paralela. Para conectar estas três peças únicas, criamos uma estrutura em forma de corredor de vidro, totalmente transparente em ambos os lados, enfatizando a conexão entre arquitetura e natureza, as quais podem ser contempladas a partir de qualquer ponto da casa e da mata. Os dois novos volumes foram implantados a partir do mesmo ângulo de orientação do projeto original, porém de forma invertida, respeitando as linhas da cabana existente mas obtendo uma nova identidade inspirada nas preexistências.

O corredor de vidro que unifica os distintos módulos está configurado por uma fina cobertura de concreto, enfatizando a leveza desta estrutura de vidro que conecta os três módulos da casa. O projeto foi construído em metal, madeira e vidro, sendo que os novos módulos, assim como na cabana original, possuem uma ampla varanda exterior que permite a ampliação dos espaços internos com o propósito de aproximar os moradores à natureza que envolve a casa. Estas grandes varandas externas se conectam entre si, de modo que é possível percorrer todo o perímetro da cabana, entrando e saindo desde distintos pontos e permitindo aos moradores fluir pelo espaço de forma bastante espontânea. 

© Andrés Asturias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "La Cabañita / Paz Arquitectura" [La Cabañita / Paz Arquitectura] 12 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901750/la-cabanita-paz-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.