Amos Rex / JKMM Architects

Amos Rex / JKMM Architects

Amos Rex  / JKMM Architects - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: JKMM Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  22
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Doctor Design Oy, Karl Andersson & Söner, Lahden Lattia, Merianto, Nikari, Petri Vainio, Sellex, Sellex and Fast, UPPE, VMT Steel Oy, XYPEX
  • Arquiteto Responsável: Asmo Jaaksi
  • Projetistas: Freja Stahlberg-Aalto, Katja Savolainen
  • Arquitetos Colaboradores: Teemu Kurkela, Samuli Miettinen, Juha Mäki-Jyllilä, Edit Bajsz, Markus Manninen, Christopher Delany, Marko Pulli, Jussi Vepsäläinen
  • Coordenação Bim: Katariina Takala
  • Arquiteto De Interiores: Jarno Vesa
  • Arquiteto De Interiores Sio: Päivi Meuronen, Noora Liesimaa
  • Gerenciamento De Projeto: Haahtela-rakennuttaminen Oy
  • Projeto Estrutural: Sipti Oy
  • Projeto Estrutural Das Cúpulas: Sweco Rakennetekniikka Oy
  • Engenharia Ar Condionado: Ramboll Talotekniikka Oy
  • Engenharia Elétrica: Ramboll Talotekniikka Oy
  • Acústica E Isolamento Sonoro: Ins.tsto Heikki Helimäki Oy / Helimäki Akustikot
  • Consultoria Prevenção Contra Incêndio: L2 Paloturvallisuus Oy
  • Cidade: Helsinque
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
© Mika Huisman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A origem do Amos Rex remonta ao Museu de Arte Amos Anderson, que desde 1965 é o principal museu privado de Helsinque. Para atender às mudanças práticas e de exibição de arte contemporânea no século 21, os curadores do museu concluíram que seria necessário encontrar um novo local, mais adequado que o existente (que consistia em escritórios de jornalismo convertidos em museu), para oferecer novas experiências de arte. O edifício vizinho, Lasipalatsi, um dos exemplos mais bem preservados da arquitetura funcionalista da década de 1930, foi identificado como o novo lar para o museu.

© Mika Huisman

O Lasipalatsi foi amplamente reformado como parte do projeto, com especial cuidado para preservar as características originais, incluindo a primeira iluminação neon externa na Finlândia. A pesquisa detalhada a partir de fontes históricas, bem como a análise de material no local, realizada em parceria com o Museu da Cidade de Helsinque, permitiram que a JKMM recriasse uma paleta de materiais e cores fiel ao projeto original.

© Tuomas Uusheimo
Planta Baixa
© Tuomas Uusheimo
Planta Baixa
© Tuomas Uusheimo

O Bio Rex, o cinema de 590 lugares dentro do edifício Lasipalatsi foi restaurado como em seus tempos de glória na década de 1930 e incorporado à nova instituição, com metade de seu nome sendo usado para a nova identidade do museu, Amos Rex.

© Mika Huisman

Do foyer do Lasipalatsi reformado, os visitantes descem uma escada passando por uma janela panorâmica com vista para a praça pública e para as galerias do subsolo. O teto da nova galeria é formado por uma série de cúpulas com claraboias inclinadas que enquadram as vistas dos prédios ao redor e permitem que as exposições sejam iluminadas com luz natural, se os curadores assim desejarem. A forma das cúpulas de destaca na topografia da praça pública recém-reformada, acima das galerias, como uma série de volumes suavemente ondulados revestidos em telhas de concreto.

© Mika Huisman
Corte
© Tuomas Uusheimo

Os restaurantes e lojas existentes dentro do Lasipalatsi continuarão a funcionar e ajudarão a contribuir para a vitalidade da praça pública, que é um ponto focal para a vida social do centro da cidade de Helsinque e um dos espaços públicos mais importantes do distrito comercial e de entretenimento. A praça também oferece uma oportunidade para o Amos Rex criar um programa de eventos ao ar livre para apoiar seus shows na galeria.

© Tuomas Uusheimo

A galeria será apoiada por espaços técnicos e de armazenamento de ponta num subsolo adicional embaixo das galerias, dando ao Amos Rex as instalações necessárias para poder emprestar artefatos de outras instituições internacionalmente se necessário.

© Tuomas Uusheimo
© Tuomas Uusheimo

A exibição de abertura teamLab: Massless apresenta cinco obras de arte digitais: quatro espaços totalmente imersivos criados usando projeção digital, incluindo um novo trabalho fazendo sua estréia na Amos Rex, e uma obra em tela LCD. A exposição será uma das maiores concluídas pelo coletivo fora do Japão e a primeira exposição do teamLab na região nórdica.

© Tuomas Uusheimo

A entrada no Amos Rex será gratuita para todos os menores de 18 anos e uma oficina de educação em arte dedicada a crianças e jovens ocupará um espaço ao lado da galeria principal. Os visitantes com idades entre 18 e 30 anos pagarão uma tarifa de entrada especial reduzida de 5 euros.

© Tuomas Uusheimo

O Amos Rex foi construído por meio de um empreendimento conjunto entre a cidade de Helsinque e a Föreningen Konstsamfundet, uma fundação de artes criada como legado do filantropo Amos Anderson. A fundação operou o Museu de Arte Amos Anderson e forneceu todo o financiamento para o novo Amos Rex. Ela também irá operar o Amos Rex como uma instituição privada.

© Tuomas Uusheimo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yrjönkatu 27, 00100 Helsinque, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Amos Rex / JKMM Architects" [Amos Rex / JKMM Architects] 13 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901735/amos-rex-jkmm-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.