O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Habitação progressiva em madeira: estruturas que podem ser transformadas livremente por seus habitantes

Habitação progressiva em madeira: estruturas que podem ser transformadas livremente por seus habitantes

Habitação progressiva em madeira: estruturas que podem ser transformadas livremente por seus habitantes
Habitação progressiva em madeira: estruturas que podem ser transformadas livremente por seus habitantes, Axonométrica. Image Cortesía de Arquitectura USM
Axonométrica. Image Cortesía de Arquitectura USM

Com o objetivo de oferecer uma real flexibilidade de expansão e adaptação ao processo habitacional dos domicílios com menos recursos, o grupo Carpintería de Armar Robotizada do Departamento de Arquitetura da Universidade Técnica Federico Santa María, liderado por Luis Felipe González e Francisco Quitral, vem desenvolvendo estruturas de madeira para casas que podem ser montadas e transformadas livremente por seus ocupantes.

Sem necessidade de utilizar fixações metálicas, suas peças são unidas mediante encaixes, em um processo realizado por um robô industrial equipado com ferramentas de corte.

Cortesía de Arquitectura USM Cortesía de Arquitectura USM Cortesía de Arquitectura USM Cortesía de Arquitectura USM + 21

Cortesía de Arquitectura USM
Cortesía de Arquitectura USM

Descrição pela equipe de projeto. Mais de 2 milhões de pessoas no Chile vivem em condições habitacionais precárias ou em situação de rua. Uma das políticas habitacionais mais exitosas de redução do déficit quantitativo habitacional que aconteceu no país desde 1906 foi o Programa de Vivienda Progresiva (Incremental Housing Program).

Cortesía de Arquitectura USM
Cortesía de Arquitectura USM

Este modelo de solução habitacional de desenvolvimento progressivo e autoconstrução (habitação incremental), implementado pela primeira vez no Chile em 1990, está baseado no programa habitacional local “Sítios e Serviços” que surgiu na década de 1970 e foi implementado mundialmente.

Cortesía de Arquitectura USM
Cortesía de Arquitectura USM

Desde a década de 1990, o estado chileno financiou muitas versões do modelo de construção autoconstruído (incremental self-build housing model), incluindo a habitação Elemental. No entanto, em termos do processo de construção, a expansão de um núcleo inicial para a consolidação da habitação, bem como sua adaptação flexível aos diferentes meios de subsistência e as mudanças inerentes ao ciclo de vida dos seus ocupantes, ainda não está totalmente resolvida.

Cortesía de Arquitectura USM
Cortesía de Arquitectura USM

Para mudar essa realidade, a inovação tecnológica proposta pelo grupo Carpintería de Armar Robotizada (Robotic Timber Framing group) desenvolve estruturas de madeira para casas que podem ser montadas e transformadas livremente por seus usuários.

Cortesía de Arquitectura USM
Cortesía de Arquitectura USM

Essas estruturas de madeira não possuem fixações metálicas. Todos os membros estruturais são unidos por encaixes, feitos por um robô industrial equipado com ferramentas de corte. Algumas dessas juntas estruturais de madeira são adicionalmente protegidas por cavilhas de madeira.

Cortesía de Arquitectura USM
Cortesía de Arquitectura USM

As trajetórias da ferramenta são programadas a partir do ambiente de controle paramétrico dos robôs KUKA | prc (parametric robot control environment KUKA|prc). A prova de conceito de fabricação robótica e montagem manual de um protótipo de habitação incremental robótica com estrutura de madeira foi parte do projeto de graduação de arquitetura de Cristián Guentelican, apresentado na Semana da Madeira 2018 em Santiago, Chile. Toda a estrutura é montada por juntas de carpintaria sem o aporte de aço.

Uniones. Image Cortesía de Arquitectura USM
Uniones. Image Cortesía de Arquitectura USM
Vistas. Image Cortesía de Arquitectura USM
Vistas. Image Cortesía de Arquitectura USM

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Equipo Editorial
Autor
Cita: Equipo Editorial. "Habitação progressiva em madeira: estruturas que podem ser transformadas livremente por seus habitantes" [Vivienda Progresiva de madera: estructuras que pueden ser transformadas libremente por sus habitantes] 10 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901699/habitacao-progressiva-em-madeira-estruturas-que-podem-ser-transformadas-livremente-por-seus-habitantes> ISSN 0719-8906