Restaurante da Sombra / NISHIZAWAARCHITECTS

Restaurante da Sombra / NISHIZAWAARCHITECTS - Mais Imagens+ 40

District 3, Vietnã
  • Arquitetos: NISHIZAWAARCHITECTS; NISHIZAWAARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1375
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Le Ha Vina, Lixil Corporation, Toto
  • Construtora: Trung Long Company, Toan Dinh Company
  • Manufaturas: INAX, TOTO, Philips
  • Cliente: Pizza 4P's
  • Arquitetos Responsáveis: Shunri Nishizawa, Vũ Ngọc Tâm Nhi
  • Equipe : Đinh Tất Đạt
  • Cidade: District 3
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. No Vietnã a luz do sol tropical é tão intensa que é considerada, primordialmente, um impedimento físico, assim como a chuva ou o vento, antes de ser vista como um elemento abstrato da arquitetura. É fácil imaginar sua dureza quando se observa as pessoas na rua, quando mesmo nas estações mais quentes, elas estão protegidas com casados e roupas com múltiplas camadas para se proteger dos raios solares. Ao observar as ruas é possível ver elementos arranjados para proporcionar sombra em estacionamentos, cafés de rua, floriculturas de rua, parquinhos e etc. De fato, quando se está exposto a uma insolação tão forte, é natural buscar por sombras, tanto quanto se busca proteção em dias de chuva. 

Corte Geral
© Hiroyuki Oki
Axonométrica - Fachada

Uma rede agrícola, feita de polietileno, era inicialmente utilizada nas plantações, para suavizar a luz solar direta sobre as plantas. Porém, com seu baixo preço, se tornou, rapidamente, um material comum no cotidiano dos Vietnamitas. Inspirados neste cenário, nós nos apropriamos de seus usos vernaculares e procuramos projetar uma nova tipologia de arquitetura, brincando com esse material, buscamos sombras e texturas para compor o espaço. 

© Hiroyuki Oki

No centro de Ho Chi Minh, o projeto está localizado em uma quadra formada por edifícios comerciais médios e altos. Uma pequena viela faz a conexão com a rua principal. O projeto foi desenvolvido no terraço do segundo pavimento de um edifício existente, da onde é possível admirar a vista das vilas com estilo francês a frente, ou os edifícios altos ao redor. A vista indica que o projeto foi implantado em um 'volume vazio', deixado assim com objetivos comerciais - uma situação cotidiana em uma cidade que teve uma rápida urbanização.

© Hiroyuki Oki
Cortes
© Hiroyuki Oki

Além disso, condicionado pela sua exposição e marginalidade, este vazio aparece como um generoso produto do desenvolvimento urbano, nos lembrando das coberturas dos altos edifícios, sendo caracterizados  por um elemento de transição entre o edifício e a cidade. Para integrar este vazio intencional às premissas de projeto, nós instalamos uma rede, daquelas usadas na agricultura, sobre todo o espaço. O material escuro e semi-transparente está sendo usado não somente como um elemento de sombreamento, mas também como uma superfície anti-ofuscamento que suaviza o brilho do céu e dos outros edifícios ao redor. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Outros elementos como a treliça de madeira da cobertura existente, ou a copa das árvores se situam sobre a rede de cobertura, e são tidos como a vista externa. Estes dois elementos interagem com as vilas vizinhas e os edifícios comerciais, integrando a paisagem urbana e projetando-a na rede de cobertura.

O objetivo do projeto era criar um lugar generoso e tropical, onde as pessoas e as plantas, o ambiente interno e o ambiente externo, o edifício e o urbano pudessem todos se miscigenar debaixo de uma grande sombra. 

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:District 3, Ho Chi Minh City, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante da Sombra / NISHIZAWAARCHITECTS" [Restaurant of Shade / NISHIZAWAARCHITECTS] 06 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901607/restaurante-da-sombra-nishizawaarchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.