Residência Bruma / Fernanda Canales + Claudia Rodríguez

© Rafael Gamo

Residência Bruma / Fernanda Canales + Claudia Rodríguez - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Claudia Rodríguez, Fernanda Canales; Claudia Rodríguez, Fernanda Canales
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Grupo Arca, Venster
  • Construção: CM2 - Luis Cayuela
  • Cálculo Estrutural: Grupo SAI - Gerson Huerta
  • Autoras: Fernanda Canales + Claudia Rodríguez
  • Equipe De Projeto: Hugo Vargas, Aarón Jassiel, Alejandra Téllez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto que recria a ideia de casa e estrutura diferentes espaços ao redor de um grande pátio. Essa solução se deve à necessidade de respeitar todas as árvores existentes no terreno e ao desejo de que cada espaço receba luz da manhã e da tarde. Isso produziu uma espécie de casa dividida, onde a moradia é composta por blocos isolados que são rotacionados dependendo das vistas e da orientação e são acomodados para conservar a vegetação existente. 

© Rafael Gamo
Planta - térreo
© Rafael Gamo

O programa é resolvido em nove blocos para que cada área tenha certa independência e, ao mesmo tempo, uma relação com os diferentes espaços. Os blocos de cozinha-sala de jantar- dormitório principal e dos filhos são vinculados por meio de corredores cobertos. O restante: dois blocos para dormitórios de hóspedes, serviços e garagem terminam de conformar o pátio central e permitem que cada bloco esteja voltado para esse pátio e se abra ao outro extremo gerando vistas privadas mas totalmente abertas para a paisagem. Dois blocos abrigam terraços, enquanto o resto das coberturas é conformado por telhados verdes. 

© Rafael Gamo

Cada bloco possui uma altura diferente que corresponde tanto à sua localização particular dentro de uma topografia com fortes desníveis como às diferentes hierarquias de cada espaço. A habitação principal está localizada em um segundo nível, sobre o dormitório das crianças e sobre um estúdio que tem seu próprio terraço. Um estúdio mais amplo está localizado sobre a sala de jantar, desde esse espaço o pátio central é acessado, por meio de uma escada, que ressalta a independência dos dois blocos mas também as sequências e comunicações que existem entre eles. 

© Rafael Gamo
Corte
© Rafael Gamo

A residência é conformada por quatro materiais: concreto aparente em cor negra, madeira, pedra e vidro. A estrutura é o acabamento final e esse diálogo que existe entre o interior e o exterior e entre as diferentes peças aborda uma imagem unitária dentro de estruturas isoladas, cada qual com suas alturas e dimensões. Cada bloco é moldado na paisagem e faz com que o conjunto desapareça no entorno. A cor negra e a condição pétrea da casa ajudam a criar um projeto de caráter atemporal. O acesso é o ponto onde isso se torna mais palpável, já que trata-se de um percurso semi-oculto de maneira pausada e escalonada até o pátio, onde são descobertos os blocos cegos e abrem-se os caminhos transparentes que conectam as áreas principais. Esses caminhos abrem-se tanto ao pátio como à paisagem exterior e deixam entrever uma série de vistas que, de alguma maneira, penetram no recinto resguardado do pátio. Assim, enquanto o pátio se fecha para o exterior, ele também antecipa o que se encontrará do outro lado dos diferentes blocos. 

© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Bruma / Fernanda Canales + Claudia Rodríguez" [Casa Bruma / Fernanda Canales + Claudia Rodríguez] 06 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901548/residencia-bruma-fernanda-canales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.