Distrito Rockhampton Riverside / Woods Bagot

© Florian Groehn

Distrito Rockhampton Riverside / Woods Bagot - Mais Imagens+ 14

Rockhampton City, Austrália
  • Arquitetos: Woods Bagot; Woods Bagot
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Florian Groehn
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACE Stone + Tiles, Alucobond, GJames, Wilson Timbers, ZC Technical
© Florian Groehn

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo píer e uma estrutura elevada adjacente projetada por Woods Bagot são elementos-chave do Distrito Rockhampton Riverside, um projeto para revitalizar o local, aproveitando o potencial da área anteriormente negligenciada e transformando-a em um centro de atividade comunitária. O recém redesenvolvido cais à beira-rio usa materiais que remetem à história da comunidade cuja atividade principal era a mineração de ouro, prata e cobre e significa uma nova era de crescimento econômico e cultural após os danos causados pelo ciclone Maria em 2015. O diretor da Woods Bagot, Mark Damant, diz que o distrito agora é o destino preferido em Rockhampton e na região de Queensland. O local se tornou um parque urbano público composto por um playground, elementos lúdicos aquáticos, comodidades, obras de arte locais, paisagismo, lugares à sombra e mesas ao ar livre.

Planta Baixa

“O Distrito Rockhampton Riverside tornou-se um destino para todos visitarem, ocuparem e apreciarem. A visão de restaurar a energia do período do ouro foi realizada também com o objetivo de proporcionar às pessoas de Rockhampton um espaço cívico e de recreação de qualidade ímpar”, disse Damant. Para conseguir isso, Woods Bagot sintetizou múltiplas influências, como locais vizinhos, paisagens naturais e indústrias locais, que foram refletidos no projeto geral do prédio público de dois andares. O resultado é um destino que abriga uma recepção ao público no térreo e um restaurante moderno que serve frutos do mar frescos e produtos sazonais no saguão principal.

© Florian Groehn

Ao estabelecer uma relação direta com o famoso "Queenslander" - a tipologia habitacional da cidade - o grande telhado suspenso oferece um refúgio do sol, com vistas panorâmicas ininterruptas da paisagem natural. Brisas frescas fluem livremente pelo corredor e deck abertos, enquanto o elevador vertical do edifício responde aos climas subtropicais e ao litoral propenso a enchentes. A forma proeminente também atua como uma referência no terreno, invocando imagens dos mastros das naves de épocas passadas.

© Florian Groehn

A estética linear e industrial da edificação remete à ponte metálica Fitzroy ao norte, enquanto a história das prósperas minas de ouro do Monte Archer inspirou a rica paleta de cores terrosas. A seleção de materiais naturais, como pedra, madeira, metal e vidro, permitiu que artesãos locais montassem elementos à mão usando métodos tradicionais. Painéis metálicos, poligonais e desgastados pelo tempo fazem parte do prédio, oferecem visões do parque de 19 hectares em que ele é situado, além de proteção contra o calor do sol.

© Florian Groehn

A estrutura adjacente do elevador garante facilidade de acesso à passarela à beira-rio e aos elementos aquáticos. Revestido em aço corten, o exterior em tons avermelhados reflete os ricos tons da paisagem natural e o uso do metal coincide com a história da mineração de cobre, ouro e prata na área. Os painéis solares no telhado geram eletricidade limpa, alimentada de volta à rede elétrica local. As estações de carregamento de veículos elétricos e de manutenção de bicicletas estão disponíveis em todo o parque.

© Florian Groehn
Elevação Leste

"O projeto final oferece mais de 30.000 m² de espaço público, triplicando a quantidade de espaço cívico e aberto que existia anteriormente", disse Damant. “Colocar as pessoas no centro do processo de projeto é sempre por onde começamos, e este é exatamente o resultado que planejamos - criar um lugar especial para a comunidade e gerar uma onda de orgulho local na cidade”. Com o masterplan e o projeto paisagístico realizado pela Urbis, a remodelação do distrito é a primeira etapa para que o centro da cidade volte a ser o coração vibrante e dinâmico da região.

© Florian Groehn

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rockhampton City QLD 4700, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Distrito Rockhampton Riverside / Woods Bagot" [Rockhampton Riverside Precinct / Woods Bagot] 05 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901255/distrito-rockhampton-riverside-woods-bagot> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.