Instalação de concreto e plástico bolha conforma espaço com qualidades acústicas únicas

Instalação de concreto e plástico bolha conforma espaço com qualidades acústicas únicas
© Per Lundström

Uma instalação no Karolinska Institutet, na Suécia, é inteiramente revestida por painéis de concreto translúcido, mesclando concreto e plástico bolha, interagindo processos de alta e baixa tecnologia. Trata-se de um espaço amorfo com qualidades acústicas únicas e que funciona como um espaço para palestras.

Os painéis foram criados pressionando concreto de alta performance entre duas camadas de plástico bolha, criando superfícies com milhares de cavidades e perfurações, as quais absorvem ruídos e difundem os sons de alta frequência. O resultado é um ambiente onde grande parte dos ruídos indesejáveis e ecos são absorvidos.

As bolhas, com suas superfícies irregulares, contrastam com o ambiente de laboratório estéril que domina o edifício. No piso, o granilite marrom foi escolhido para simular um chão de terra com o volume irregular como uma espécie de nave espécie pousando em uma terra virgem. Juntamente com a refração da luz nas superfícies, uma atmosfera quase surreal é criada.

© Per Lundström

As fôrmas para a concretagem foram produzidas usando a menor quantidade possível de material. Cada um dos 250 painéis necessitava de cofragens feitas com 12 peças únicas de aço. A fôrma foi então preenchida com um granulado de plástico e moldada à mão para criar a superfície tridimensional correta.

© Per Lundström

No interior, as palestras são realizadas com o apoio de uma enorme tela de LED de 15x3m e o som é distribuído usando 68 microfones e 234 alto-falantes (61 + 129 no pequeno salão). Do lado de fora, anúncios e discursos podem ser feitos fazendo uso da concha e sua forma. O locutor pode escolher sua posição em relação à concha, dependendo do tamanho da audiência e do nível de intimidade que deseja atingir.

Os artistas da luz, Svante Pettersson e Daniel Ljung, criaram o conceito de iluminação com LEDs dinâmicos instalados atrás e na frente dos painéis. Por padrão, um cenário simulando nuvens passantes é exibido; e o visitante pode interagir via smartphone para interagir com o cenário. Com as luzes apagadas - o espaço assume uma atmosfera mais sombria, mais parecida com os primeiros desenhos de carvão de Sofia Kanje.

© Per Lundström

Tengbom Architects: Krister Bjurström, Anna Morén Sahlin, Kjell Jansson, Anna Mistry Bergbom, Daniel De Sousa Barrera, Miguel Reyes, Sofia Kanje, Kristoffer Adolfsson, Ana Gejo
LINK Arkitektur: Laila Ifwer Sternhoff, Laila Boström, Elaine Young
Tengbom Design Computacional: Shahrokh Kamyab och Jakob Lilliemarck
B:Mec Engineering: Suvad Muratovic
Butong: JC, Hamid, Malin, Staffan, John, Lars 
Philips Lighting: Svante Pettersson, Daniel Ljung, Disco Anders
Fotografias: Per Lundström
Cliente: Karolinska Institutet, Veidekke
Agradecimentos Especiais: Johannes Kuhnen do Design to Production por ajudar a configurar o modelo paramétrico

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Instalação de concreto e plástico bolha conforma espaço com qualidades acústicas únicas" 17 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901023/instalacao-de-concreto-e-plastico-bolha-conforma-espaco-com-qualidades-acusticas-unicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.