Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura

Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Mesa, Janela, VigaCasa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Fachada, Pilar, Jardim, AidoCasa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Tijolo, Fachada, CorrimãoCasa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - PiaCasa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Mais Imagens+ 31

Perdizes, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Filgueiras, Metaltec, Tresuno
Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Tijolo
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa esta localizada em um bairro antigo cujas as construções têm mais de 40 anos.

As condições particulares do lote e a legislação induziram a uma implantação atípica com a casa voltada paro os fundos do lote e bem abaixo das cotas de seus vizinhos.

Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Janela, Tijolo, Fachada
© Maíra Acayaba

O terreno está a 50 metros de uma importante avenida de São Paulo mas em uma cota mais elevada e no lado oposto existe uma farta vegetação. Isto faz com que apesar da situação central e urbana do lote pareça estar inserido em uma área verde.

Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Fachada, Pilar, Jardim, Aido
© Maíra Acayaba
Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Imagem 33 de 36
Corte
Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Fachada, Viga, Corrimão
© Maíra Acayaba

Com isto a organização do programa se inverteu com os quartos no nível da rua e as áreas sociais em um nível abaixo. O programa do térreo coloca a cozinha e a sala de jantar, ao invés da sala de estar, em contato com o jardim. A vida social dos proprietários frequentemente se desenvolve em torno da comida e, portanto, este arranjo permite a participação de todos no mesmo espaço.

Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Mesa, Janela, Viga
© Maíra Acayaba
Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Imagem 30 de 36
Planta - Térreo
Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Mesa, Sofá, Viga
© Maíra Acayaba

A legislação atual, ao contrario das casas vizinhas que foram executadas a 40 anos, exige que o limite de altura da construção acompanhe o desnível do terreno. A nova construção, portanto, fica muito abaixo dos vizinhos e especial cuidado foi tomado para que a luz solar chegasse ao nível inferior. Para isto desenvolvemos o programa dos quartos em dois volumes separados por um vazio com total transparência para que a luz penetrasse a casa.

Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Pia
© Maíra Acayaba

A ideia inicial era desenvolver os fechamentos em placas metálicas com desenhos recortados a laser em uma plotter criando uma área de sombreamento para uma superfície de fechamento de vidro. Porém os primeiros testes mostraram as dificuldades dos fornecedores em atender e decidi desenvolver o mesmo conceito com uma técnica tradicional.

Criamos um um desenho regular em tijolo de barro comum, quase uma textura, e fomos dentro desta matriz criando fechamentos opacos ou transparentes conforme o programa interno sugeria a necessidade. Isto permitiu que conciliássemos a entrada de luz e visuais sem perda de privacidade.

Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura - Janela, Cama, Dormitório
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Joazeiro / Cupertino Arquitetura" 18 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900874/casa-joazeiro-cupertino-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.