Restaurante Lilia / Tadu Arquitetura

Restaurante Lilia / Tadu Arquitetura - Mesa, Cadeira, PrateleiraRestaurante Lilia / Tadu Arquitetura - Mesa, CadeiraRestaurante Lilia / Tadu Arquitetura - Mesa, Cadeira, VigaRestaurante Lilia / Tadu Arquitetura - Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante Lilia / Tadu Arquitetura - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Tadu Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Duayer
Restaurante Lilia / Tadu Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela
© João Duayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para este restaurante contemporâneo de cozinha sazonal e criativa teve como partido o aproveitamento da estrutura existente: um antigo sobrado localizado em uma charmosa rua do centro do Rio.

Restaurante Lilia / Tadu Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela
© João Duayer

O restaurante ocupa o 3º pavimento do sobrado. A cozinha foi projetada em uma das extremidades do andar, integrada às mesas do salão. Dessa forma, o preparo é feito em uma área onde o cliente tem visibilidade, sendo o chef o protagonista da experiência. Algumas mesas compartilhadas fortalecem o conceito de um espaço democrático e dinâmico.

Restaurante Lilia / Tadu Arquitetura - Mesa, Madeira, Cadeira
© João Duayer

A luz natural que invade o salão é reforçada por pendentes sobre as mesas. A linguagem vertical dos fios que descem do teto até as mesas, cria parâmetros que organizam a percepção do espaço e seus limites. A estrutura da casa foi toda mantida exatamente no estado em que o cliente encontrou quando assumiu o imóvel. Decidimos por materiais que pudessem valorizar o potencial estético do espaço - telhas metálicas, piso cerâmico avermelhado, prateleiras de inox e madeira dialogaram harmonicamente com a “casca” do interior. Desta forma, foi possível criar uma linguagem industrial universal, e ao mesmo tempo leve e fresh. O principal objetivo da intervenção foi gerar o menor impacto possível na estrutura existente, com baixa geração de resíduos de obra. Priorizamos a transformação de objetos ordinários em itens com apelo estético e funcional, como as telhas metálicas utilizadas como planos verticais.

Restaurante Lilia / Tadu Arquitetura - Imagem 13 de 16
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. do Senado - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Lilia / Tadu Arquitetura" 07 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900866/restaurante-lilia-tavares-duayer-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.