Arquitetura da paisagem: conheça o trabalho de 17 paisagistas brasileiros contemporâneos

O campo do paisagismo é o responsável pela transformação e ressignificância espacial da paisagem, ora valorizando o objeto construído, ora trazendo luz à historia do território em questão. Assim como os elementos construídos, a vegetação quando projetada é capaz de trabalhar uma série de estímulos, propriedades e funções.

Roberto Burle Marx, Rosa Kliass, Miranda Magnoli... Estes são certamente alguns dos ilustres poetas da paisagem moderna no Brasil. Mas quando o assunto é o paisagismo contemporâneo brasileiro, alguns profissionais vêm demonstrando destaque nos últimos anos. Dentro deste quadro, compilamos abaixo dezessete profissionais. Confira a seguir:

Arquitetura da paisagem: conheça o trabalho de 17 paisagistas brasileiros contemporâneos - Mais Imagens+ 17

Alex Hanazaki

TG Ilhabela / Alex Hanazaki Paisagismo. Image © Demian Golovaty

De linhas minimalistas e prezando pelos detalhes, os jardins minuciosamente desenhados pelo arquiteto paisagista representam bem a essência japonesa somada à tropicalidade brasileira. À frente do escritório Hanazaki Paisagismo, é o único brasileiro vencedor do Prêmio Professional Awards da ASLA (American Society of Landscape Architects) por duas vezes, em 2014 e 2017.

Casa BT / Studio Guilherme Torres. Image © Denilson Machado

Contemporaneidade é certamente uma palavra que traduz o estilo dos projetos desenvolvidos por Hanazaki. Como obras de arte vivas, adota uma gama de espécies nacionais e materialidades em harmonia a elementos arquitetônicos externos em que desenha.

Crescendo no interior paulista, há 18 anos, trabalha em parceria com destacados escritórios de arquitetura.

Conheça mais do trabalho aqui.

André Paoliello

Fidalga 727 / Triptyque. Image © Fran Parente

Com especialidade em projetos e gestão de obras em paisagismo com mais de uma década de experiência, junto a uma equipe multidisciplinar (arquitetos paisagistas, biólogos e agrônomos) atua em projetos residenciais, comerciais e industriais. Como característica, dispõe um diálogo natural entre o perímetro trabalhado e o local no qual o projeto foi inserido. Vale destacar que Paoliello compõe o time da American Society of Landscape Architects e Associação Nacional de Paisagistas.

Conheça mais do trabalho aqui.

Benedito Abbud

Praça Victor Civita / Levisky Arquitetos e Anna Julia Dietzsch. Image © Nelson Kon

Autor de centenas de projetos relevantes no território brasileiro comanda o escritório com seu nome desde 1981, com foco no desenvolvimento de projetos e planos paisagísticos. No portfólio, uma gama de escalas são conferidas nos mais de 5 mil projetos já realizados, de praças e parques à projetos corporativos e comerciais.

Mais do que beleza e bem-estar, cada um dos projetos desenvolvidos tem como qualidade a busca pela funcionalidade, área para práticas e atividades, convívio social e utilidade pública, traduzindo qualidade espacial. Vale destacar que Benedito é autor do livro Criando Paisagens, da editora Senac.

Conheça mais do trabalho aqui.

Daniel Nunes

Casa OF / Studio Otto Felix. Image © Denilson Machado

Buscando a pureza e a essência das espécies vegetais introduzidas nos projetos, Daniel busca desenvolver a arquitetura de exteriores com primazia. No currículo soma mais de 750 projetos em variadas escalas e tipologias – residencial, comercial, fazendas, spas, empreendimentos corporativos, entre outros. Acreditando que o paisagismo é uma extensão da arquitetura, busca traduzir no desenho do jardim a essência do objeto materializado.

Casa OF / Studio Otto Felix. Image © Denilson Machado

Outra qualidade presenciada nos jardins do paisagista é uma variedade de materiais meticulosamente escolhida, entre pedras, pisos e forrações.

Conheça mais do trabalho aqui.

Gabriella Ornaghi

Cobertura Jardim Paulistano Gabriella / Ornaghi Arquitetura da Paisagem. Image © Rodrigo Bordigoni

Á frente do escritório Gabriella Ornaghi Arquitetura da Paisagem, a arquiteta paisagista formada pela FAU/Mackenzie em 2004 desenvolve um trabalho que envolve aspectos técnicos, ambientais e criativos desde 2007, quando iniciou suas atividades de modo independente.

Com projetos que prezam pelo aspecto plástico e texturas, busca harmonia e integração aos elementos arquitetônicos de maneira funcional.

Conheça mais do trabalho aqui.

Gilberto Elkis

Tempo House / Gisele Taranto Arquitetura. Image © Denilson Machado

Com mais de 35 anos de experiência em arquitetura paisagística, tem desenvolvido projetos em escalas e tipologias variadas, sempre na busca pelo bem-estar espacial, repleto de cores, formas e texturas. Pesquisador tem como qualidade a busca por variadas espécies incorporada com destaque nos projetos.

No currículo, a maior parte dos trabalhos são privados e destinados a residências – urbanas, de campo ou praia. Em 2012 lançou o livro Degustação de Paisagens, pela editora Tempo Design.

Conheça mais do trabalho aqui.

Gil Fialho

Residência SW / Jacobsen Arquitetura . Image © Leonardo Finotti

Com 20 anos de carreira convertidos numa fértil experiência no desenvolvimento de projetos paisagísticos, comanda uma equipe que preza pelas minúcias do trabalho e conjunto geral dos jardins em harmonia à arquitetura. Estudioso da flora, busca trabalhar os benefícios das espécies nos projetos e questões ligadas a ecologia.

Gil colabora com notáveis escritórios de arquitetura, tais como Studio MK27, Jacobsen Arquitetura, Bernardes Arquitetura, Aflalo Gasperini e Studio Arthur Casas. Também já recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Leaf Award e International Properties Awards. 

Conheça mais do trabalho aqui.

Isabel Duprat

Casa JH / Bernardes + Jacobsen Arquitetura. Image © Leonardo Finotti

Autora de jardins sensoriais, em completa integração a arquitetura e rico em texturas, formou-se em arquitetura e posteriormente se especializou em paisagismo. Na carência pelo nicho paisagístico quando à época, criou uma loja de plantas. Na busca pelo bem-estar, foi a única brasileira retratada no livro Woman Garden designers – 1900 to Present.

Conheça mais do trabalho aqui.

Isabela Ono, Julio Ono e Gustavo Leivas

Tropical Island (Alemanha). Image Cortesia de Burle Marx Paisagismo

Representando a terceira geração do escritório de paisagismo Burle Marx que após o paisagista que titula o escritório foi dirigido por Haruyoshi Ono, desenvolvendo projetos contemporâneos no Brasil e exterior em parceria com arquitetos como Ruy Othake, Paulo Jacobsen, Bernardes, dentre outros, atualmente tem como diretora executiva Isabela Ono (com mais de 20 anos de experiência profissional na empresa) e coordenado pelos sócios Julio Ono e Gustavo Leivas.

Unique Garden Hotel &Spa (SP - Arquitetura Ruy Othake). Image Cortesia de Burle Marx Paisagismo

Além de residências particulares em parceria com estes arquitetos, soma-se a lista projetos como Tropical Island (Berlim),  Museu do Amanhã (RJ), Biscayne Boulevard (Miami), Praça da Revolução (Acre), Kuala Lumpur City Centre Park (Malasia), Parque Vila dos Atletas (RJ), Eixo Monumental (DF), Unique Garden Hotel & Spa (SP) e Belmond Copacabana Palace (RJ).

Residência Alto Humaitá (RJ). Image Cortesia de Burle Marx Paisagismo

Conheça mais do trabalho aqui.

Koiti Mori e Klara Kaiser

Galeria Luciana Brito / Piratininga Arquitetos Associados. Image © André Scarpa

Com formação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde Klara também atua como docente, foi colaboradora do escritório de paisagismo de Roberto Burle Marx por cinco anos e integrante do Conselho Consultivo do Sítio Burle Marx. 

A produção do escritório destaca-se pela harmonia entre arquitetura e paisagismo, em jardins pensados em sua essência e relacionamento com a escala humana.

Conheça mais do trabalho aqui.

Luiz Carlos Orsini

Com formação em Paisagismo em 1984 em Madri e mais de 30 anos atuando como paisagista, Orsini é hoje um dos mestres do paisagismo contemporâneo brasileiro. Autor de centenas de projetos no Brasil, também é especialista em transplantes de plantas adultas, tendo replantado mais de 10.000. Com vários prêmios conquistados, lançou em 2017 o livro Luiz Carlos Orsini – 30 anos de Paisagismo.

Conheça mais do trabalho aqui.

Marcelo Faisal

Casa AM / Drucker Arquitetura. Image © Leonardo Finotti

Marcelo é arquiteto, agrônomo e paisagista. Concebendo os projetos na tentativa de valorização das espécies e experiencialidade, tem como qualidade a adoção de uma série de texturas, folhagens, desenhos e materiais, refletindo um jardim com desenho arrojado junto a significância da paisagem.

Conheça mais do trabalho aqui.

Mariana Siqueira

Casa das Praças / Bloco Arquitetos. Image © Haruo Mikami

No escritório com sede em Brasília, Mariana é idealizadora do projeto Jardins do Cerrado na busca pela visibilidade da savana brasileira do bioma pela introdução de elementos da flora (capim, plantas e flores) em projetos paisagísticos urbanos, uma parceria entre a paisagista, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Universidade de Brasília (UNB), EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia, EMBRAPA Cerrados e Jardim Botânico de Brasília.

Conheça mais do trabalho aqui.

Oficina2mais 

Residência em Gonçalves / André Vainer Arquitetos. Image © Tuca Reinés

Transitando entre escalas, a oficina tem por objetivo o desenvolvimento de projetos que prezam pela pesquisa e relação entre o espaço concebido e o Homem. Na procura por constantes parcerias junto a outros escritórios, trabalham sobre o sistema de coautoria. Nos projetos destaca-se a pesquisa por espécies botânicas e texturas na transição entre os espaços.

Conheça mais do trabalho aqui.

Plantar Ideias

MADE 2016. Image © Julia Ribeiro

Dirigido por Felipe Stracci e Luciana Pitombo (ambos formados pela Escola da Cidade), após experiência adquirida em escritórios nacionais e internacionais, vêm desenvolvendo projetos de design com foco em exteriores e paisagismo, a partir da identificação das necessidades na micro e macro escala que os ambientes externos carecem.

Conheça mais do trabalho aqui.

Renata Tilli

Residência RT / Jacobsen Arquitetura. Image © Pedro Kok

Comandando um time de arquitetos paisagistas, no escritório que carrega seu nome, Renata representa a terceira geração da família dedicada ao cultivo de plantas, recuperação e preservação da floresta aquática e paisagística. Especializada em botânica e horticultura, é responsável pelo desenvolvimento de uma série de jardins privados em respeito à essência local, entre eles, residências, hotéis e edifícios corporativos. Também desenvolveu projetos dedicados especialmente a reconstrução e redescoberta de fazenda cafeeiras e centenárias.

Conheça mais do trabalho aqui.

Rodrigo Oliveira

Casa Lara / Felipe Hess. Image © Ricardo Bassetti

Agrônomo  paisagista, comanda o escritório que leva seu nome desde 2002, inspirado pelas matas brasileiras em conciliação ao conhecimento vegetal no desenvolvimento projetual. Crescido no Paraná, onde aguçou parte do conhecimento e apreço pela botânica, formou-se pela Universidade Federal de Viçosa, e posteriormente se especializou em Paisagismo na Flórida, na International Society of Arboriculture.

Rodrigo é hoje autor de dezenas de projetos paisagísticos de obras dos renomados Studio MK27, Isay Weinfeld e Felipe Hess.

Conheça mais do trabalho aqui.

Publicado originalmente em julho de 2018, atualizado em 17 de julho de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Arquitetura da paisagem: conheça o trabalho de 17 paisagistas brasileiros contemporâneos" 26 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900702/16-paisagistas-brasileiros-contemporaneos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.