Residência Olivos / TATÚ Arquitectura

Residência Olivos / TATÚ Arquitectura - Mais Imagens+ 12

Montevidéu, Uruguai
  • Arquitetos: TATÚ Arquitectura; TATÚ Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos Guiponi
© Marcos Guiponi

Cliente
O cliente é um casal jovem com dois filhos pequenos, o requerimento: sua primeira casa própria construída, feita sob medida e para toda a vida. Eles queriam uma residência de "espaço único", integrado e flexível em planta baixa. Uma cozinha ampla, uma sala de jantar com pé-direito duplo, um espaço híbrido que pudesse operar como escritório, sala de estar ou projeção da sala de jantar para ampliar sua área em ocasiões especiais, além de um pátio interior e uma área de serviços isolada. No pavimento superior as habitações privadas ressaltam o dormitório principal em relação ao restante, com suíte, closet e terraço próprio. 

© Marcos Guiponi
Planta Primeiro Nível

Espacialidade
De acordo com as premissas do cliente decidimos somar alguns ajustes que potencializaram sequências espaciais capazes de estimular os usos manipulando a flexibilidade de expansão-segmentação interior sem dificuldades e que afastaram o resultado de um esquematismo funcional demasiadamente geométrico. O primeiro incorporou a transição exterior - interior por meio do espaço contido pela projeção dos volumes do segundo nível, gerando duas marquises de recepção - uma extensão do espaço interior para ambientes protegidos do sol e da chuva, um caminho coberto para se relacionar com a rua, pergolado e churrasqueira conectados, por sua vez, com o pátio e piscina aos fundos. Ambientes semi-interiores que amplificam consideravelmente a área útil da moradia. 

© Marcos Guiponi

Uma vez no interior, as circulações estão posicionadas em torno do pátio interior e da escada, opostas à entrada principal da moradia, para conectar o pavimento superior com a sala de estar/jantar diretamente e assim diluir a percepção de "espaço de passagem". Paralelamente, a superposição de aberturas que acompanham a entrada garante a forma da planta baixa e seu funcionamento até o limite posterior da edificação. 

Fachada 01
Cortes

O segundo nível corresponde ao pé-direito duplo localizado sobre a sala de estar, a qual é vinculada a cozinha por meio de sistemas divisórios de correr capazes de isolar e estender os espaços sociais para gerar a flexibilidade pretendida. O nível superior é incorporado ao sistema por meio de uma varanda interior que arremata sua circulação sobre um pequeno hall de entrada para o dormitório principal. 

© Marcos Guiponi

Material
Na escolha da paleta de materiais priorizou-se potencializar uma linguagem de caráter expressivo e robusto a partir das texturas e cores próprias que geram coerência entre as diferentes superfícies trabalhadas. Dessa forma, o concreto aparente é utilizado como fator comum em toda a proposta variando entre o polido com máquina e o polido à mão. O envoltório exterior está composto por um muro duplo de tijolo que somente desvela sua composição em uma porção do pé-direito principal onde decidiu-se manter a textura própria do tijolo sem reboco. Superfícies de mármore branco e madeira completam a composição final. 

© Marcos Guiponi

Para a estrutura decidimos trabalhar com a maior ausência de vigas e pilares possível para reforçar a sensação de fluidez prevista na planta. Os beirais de concreto aparente alcançam os 4 metros sem apoio voltados para o pátio posterior complementando a continuidade espacial em relação ao exterior. Por fim, as aberturas no térreo são separadas do segundo nível a fim de criar uma ilusão formal; o segundo nível "levita" sobre as grandes superfícies de vidro.

© Marcos Guiponi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Olivos / TATÚ Arquitectura" [Vivienda Olivos / TATÚ Arquitectura] 23 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900603/residencia-olivos-tatu-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.