Casa Xcumpich / Desnivel Arquitectos

Casa Xcumpich / Desnivel Arquitectos - Mais Imagens+ 22

Mérida, México
  • Arquitetos: Desnivel Arquitectos; Desnivel Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  241
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorena Darquea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grado 6, Grupo Dumex, Haus design center, Modul Studio
  • Outros Participantes: Julia Aguilar, Mónica Pérez, Leonor Hernández
  • Construção: Vigueta y Bovedilla
  • Método Construtivo: Estrutura de Quadros Rígidos
  • Materiais: Concreto Polido, Madeira de Tzalam, Aço, Estuque, Porcelanato
  • Arquiteto Responsável: Ariel Canto Novelo
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar em terrenos relativamente pequenos é considerado um privilégio para nós. Gostamos de poder desenhar um projeto onde o programa é mais extenso do que o que aparentemente caberia em determinado espaço, respeitando os limites do lote existente.

A Casa Xcumpich tem esse nome graças à região onde se localiza. Xcumpich é um bairro periférico de Mérida, mas devido ao crescimento exponencial da cidade, já é parte dela.

© Lorena Darquea

A encomenda do projeto acontece num lote de 9 metros de frente por 16 de fundo, com orientação norte-sul. A ideia dos clientes, um casal jovem sem filhos, era fazer uma residência familiar diferente do que havia na região, mas com todos os espaços básicos (salas de estar e jantar, cozinha, área molhada, entre outros) e três dormitórios, cada um com seu closet e banheiro, onde poderiam viver por vários anos.

Planta - Térreo

No processo de desenho, depois de analisar várias organizações e opções, nos demos conta de que, por conta das dimensões do lote, trabalharíamos sobre um núcleo central de escadas que geraria a distribuição dos espaços com a menor circulação possível, o que criaria, além disso, um pé-direito triplo na entrada da casa, dando uma grande sensação de amplitude.

© Lorena Darquea

Assim, deslocando alguns níveis do acesso, conseguimos criar um semi-subsolo com todos os serviços e casa de máquinas para que não fossem visíveis ou interrompessem as vistas em nosso acesso. Além disso, no térreo, propusemos as salas de estar e jantar, com a cozinha, todas com vista para o pequeno jardim e piscina localizados na parte posterior do terreno. Implantamos dois banheiros nos extremos, um externo e um interno, já que os clientes recebem visitas frequentemente.

© Lorena Darquea

No primeiro pavimento, em cima de toda a área de estar, encontram-se dois dormitórios, o principal e um secundário, ambos vinculados unicamente por uma ponte que se repete no pavimento seguinte, onde se propõe um dormitório de visitas em um extremo e uma varanda com um pequeno viveiro no outro, já que o cliente tem grande afeição por plantas.

Corte A
© Lorena Darquea

Em ambas as fachadas trabalhamos uma estrutura de quadros metálicos com venezianas de alumínio com uma inclinação de 45 graus. Tínhamos a intenção de priorizar a ventilação, aproveitando a melhor orientação do lote e, ao mesmo tempo, protegendo a casa do forte sol da cidade sem criar espaços totalmente fechados. Assim, com o sol, a casa vai brincando com sombras e transparências ao longo do dia.

© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Xcumpich / Desnivel Arquitectos" [Casa Xcumpich / Desnivel Arquitectos] 22 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900582/casa-xcumpich-desnivel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.