Studio Gang projeta torre torcida em San Francisco

O Studio Gang acaba de apresentar as ultimas imagens de seu mais novo projeto, a torre residencial MIRA. Implantada no coração da cidade de São Francisco, a torre de mais de 120 metros de altura está em processo de construção. Quando for inaugurado, o arranha-céu contará com quase 400 unidades residenciais, 40% das quais deverão ser comercializadas abaixo do valor médio de mercado.

Conceitualmente, os arquitetos buscaram inspiração nas tradicionais varandas de São Francisco. O convencional elemento arquitetônico foi reinventado em um novo contexto, girando ao redor da torre de forma a proporcionar diferentes vistas para o panorâma da cidade.

Studio Gang projeta torre torcida em San Francisco - Mais Imagens+ 1

© Studio Gang

A forma dinâmica da torre é resultado direto de um sofisticado sistema construtivo, o qual permitiu acoplar cada uma das varandas à estrutura dos pavimentos, facilitando a montagem das fachadas e diminuindo o tempo de construção e o impacto da obra no entorno imediato. Embora a maior parte da fachada seja opaca, cada unidade possui uma vista panorâmica de quase 180 graus para a baia de São Francisco.

© Studio Gang and Binyan

Reinterpretando este tradicional elemento arquitetônico da cidade, nosso projeto transformará a dinâmica do bairro. Espalhadas ao redor da torre ao longo de seus 120 metros de altura, estas varandas criam espaços únicos para cada uma das unidades, proporcionando ventilação e iluminação natural além de vistas panorâmicas para a paisagem da baia de São Francisco.
- Jeanne Gang, diretora e fundadora do Studio Gang.

© Studio Gang

O desempenho ambiental foi nossa principal preocupação ao longo do desenvolvimento deste projeto. Concebemos um edifício que integra uma série de recursos, como a coleta de água da chuva e reaproveitamento das águas cinzas, cobertura jardim e sistemas de iluminação de baixo consumo e alta eficiência energética. Em conjunto com a fachada de alto desempenho e um sistema de refrigeração VRF, o projeto almeja receber a certificação LEED Gold.

© Studio Gang and Binyan

Embora tenha sido concebido para atender à crescente demanda por moradias compactas no centro de São Francisco, os arquitetos também se preocuparam em criar um espaço agradável e acolhedor no térreo, incorporando áreas comerciais e comodidades para os pedestres que passam pela Folsom e Main Street.

© Studio Gang and Binyan

Além do MIRA, o Studio Gang está trabalhando em seu primeiro projeto na cidade Los Angeles, uma torre de uso misto de 26 pavimentos que contará com um hotel e 300 unidades residenciais.

Via: Studio Gang

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Studio Gang projeta torre torcida em San Francisco" [Studio Gang Reveals Twisting High-Rise MIRA Tower for San Francisco ] 26 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900577/studio-gang-projeta-torre-torcida-em-san-francisco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.