Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão

Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão - Imagem 2 de 24Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão - Imagem 3 de 24Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão - Fachada, VigaSede de uma Fábrica de Blocos / Vão - Fachada, ConcretoSede de uma Fábrica de Blocos / Vão - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Vão; Vão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blocos de Concreto, Mobiliário
  • Cliente: Blocos Tróia
  • Material : 12.000 blocos
  • Área Útil: 75m²
  • área De Paredes: 75m²
  • Arquitetx Responsável: André Nunes, Anna Juni, Enk te Winkel, Gustavo Delonero
  • Cidade: Avaré
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão - Imagem 7 de 24
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A urgência de abertura do espaço, o baixo orçamento disponível e o fato do terreno ser alugado eram fatores que impediam uma construção convencional para a sede desta fábrica de blocos de concreto em Avaré, interior de São Paulo. Diante a este contexto, os sócios passaram a cogitar a compra de um container, contudo, não nos parecia coerente que o futuro espaço de escritório e showroom da fábrica não empregasse o material por ela produzido.

Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão - Imagem 3 de 24
© Rafaela Netto
Planta - Térreo
Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão - Fachada, Viga
Cortesia de Vão

Foi durante uma das visitas ao galpão, observando o sistema de armazenamento e transporte dos blocos em pilhas apoiadas sobre pallets, que ocorreu a ideia de construir sem a utilização de argamassa. Desta forma a obra seria transformada em uma rápida montagem e o material poderia ser totalmente reutilizado no caso de uma mudança de endereço. Como a quantidade de blocos não era um problema, a estabilidade seria garantida pelo aumento significativo da espessura das paredes, transformando-as em verdadeiras muralhas de blocos aparelhados.

Processo de Construção 4
Diagrama Construtivo
Processo de Construção 5

A partir de então as relações entre altura, peso e superfície de contato dos empilhamentos passaram a ser exploradas tanto no projeto como em protótipos no canteiro de obra, resultando em duas configurações de aparelhos: paredes longitudinais com 0,6m de largura e paredes transversais com 1,20m de largura. De certo modo, o sistema construtivo desenvolvido faz uma alusão às antigas construções megalíticas, antecessoras à invenção de substâncias aglutinadoras, que tinham a força da gravidade como principal elemento estabilizador.

Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão - Imagem 2 de 24
© Rafaela Netto

Para nivelar e travar verticalmente essas muralhas a lógica do sistema observado na visita foi reproduzida na obra, substituindo os pallets por lajes a cada seis fiadas. Tanto nas lajes intermediárias quanto na cobertura, os trilhos pré-moldados foram justapostos sem a colocação das usuais lajotas cerâmicas, ou seja, o espaço de ar que seria gerado por elas foi preenchido pelo concreto, aumentando significativamente o peso das lajes a fim de auxiliar no travamento das largas muralhas de blocos. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avaré, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão" 20 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900310/sede-de-uma-fabrica-de-blocos-vao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.