"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez

"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez

0-VOID é um pavilhão inflável desenvolvido no terceiro ano do ateliê de Projeto Arquitetônico orientado pelo BASE studio na Faculdade de Arquitetura e Arte da Universidad del Desarrollo, em Santiago do Chile. O pavilhão sintetiza e incorpora os temas explorados ao longo do semestre, em torno do potencial presente em sistemas pneumáticos para a formulação de respostas geométricas, materiais e espaciais não convencionais.

Seu desenho foi feito a partir de um processo iterativo entre a exploração do material 1:1 e as ferramentas digitais, o que foi relatado por um número de exercícios anteriores desenvolvidos pelos alunos durante o semestre.

"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez - Imagem 7 de 13
© Ignacio Salinas

Descrição pela equipe de projeto. O pavilhão é definido como uma nave ovoidal, que contém uma proporção de 18 metros de comprimento, 12 metros de largura e 5 metros de altura máxima, construída a partir de um invólucro leve de membrana de PVC transparente e uma base de PVC de alta gramatura opaca.

"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez - Imagem 6 de 13
© María Jesús Gómez

Sua fabricação tipo patchwork foi feita manualmente a partir de cada uma das peças que proporcionou a definição de um padrão diagonalizado no modelo digital. Estas peças foram então fixadas entre si com adesivo para PVC e aplicação de calor em cada costura de junção, tendo o cuidado de manter a integridade formal e geométrica do ovoide.

"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez - Imagem 5 de 13
© María Jesús Gómez

0-VOID é uma peça macia e flexível que não foi necessariamente construída, mas sim feita. Uma peça capaz de ser reutilizada em diferentes contextos e locais, de ser montada e desmontada, de inflar e desinsuflar rapidamente, já que é essencialmente ar e pele. É uma espécie de pavilhão invertebrado, que questiona a noção de resistência estrutural associada à rigidez, e explora novas noções de temporalidade, flexibilidade e materialidade associadas à arquitetura.

"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez - Imagem 2 de 13
© María Jesús Gómez
"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez - Imagem 13 de 13
Desmontagem

Arquitetos:
Equipe Docente: BASE studio / Felipe Sepúlveda, Bárbara Barreda, Matías Ramírez
Estudantes: Benjamín Abusleme, María Jesús Adriasola, Manuel Alonso, María Jesús Cortez, Rodrigo Del Campo, Catalina Ellena, María Jesús Gómez, Constanza Gomez, Ilanit Gottlieb, María José Jara, Antonio Labbé, Isidora Leiva, Santiago Ortúzar, Ignacio Salinas, Antonia Santillán, Agustín Squella, Bárbara Torres, Sarah Ull-Mendez, Alex Vargas, Ana Vasconez, Fernando Verdugo, Kimberly Vielma
Localização: Itinerante
Área: 180 m²
Ano do projeto: 2018

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. ""Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez" ['Pabellón invertebrado' cuestiona la noción de la resistencia estructural asociada a la rigidez] 15 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900257/pavilhao-invertebrado-questiona-a-nocao-da-resistencia-estrutural-associada-a-rigidez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.