O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez

"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez

  • 19:00 - 15 Agosto, 2018
  • por Equipo Editorial
  • Traduzido por Eduardo Souza
"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez
"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez, © BASE studio
© BASE studio

0-VOID é um pavilhão inflável desenvolvido no terceiro ano do ateliê de Projeto Arquitetônico orientado pelo BASE studio na Faculdade de Arquitetura e Arte da Universidad del Desarrollo, em Santiago do Chile. O pavilhão sintetiza e incorpora os temas explorados ao longo do semestre, em torno do potencial presente em sistemas pneumáticos para a formulação de respostas geométricas, materiais e espaciais não convencionais.

Seu desenho foi feito a partir de um processo iterativo entre a exploração do material 1:1 e as ferramentas digitais, o que foi relatado por um número de exercícios anteriores desenvolvidos pelos alunos durante o semestre.

© Ignacio Salinas
© Ignacio Salinas

Descrição pela equipe de projeto. O pavilhão é definido como uma nave ovoidal, que contém uma proporção de 18 metros de comprimento, 12 metros de largura e 5 metros de altura máxima, construída a partir de um invólucro leve de membrana de PVC transparente e uma base de PVC de alta gramatura opaca.

© María Jesús Gómez
© María Jesús Gómez

Sua fabricação tipo patchwork foi feita manualmente a partir de cada uma das peças que proporcionou a definição de um padrão diagonalizado no modelo digital. Estas peças foram então fixadas entre si com adesivo para PVC e aplicação de calor em cada costura de junção, tendo o cuidado de manter a integridade formal e geométrica do ovoide.

© María Jesús Gómez
© María Jesús Gómez

0-VOID é uma peça macia e flexível que não foi necessariamente construída, mas sim feita. Uma peça capaz de ser reutilizada em diferentes contextos e locais, de ser montada e desmontada, de inflar e desinsuflar rapidamente, já que é essencialmente ar e pele. É uma espécie de pavilhão invertebrado, que questiona a noção de resistência estrutural associada à rigidez, e explora novas noções de temporalidade, flexibilidade e materialidade associadas à arquitetura.

© María Jesús Gómez
© María Jesús Gómez
Desmontagem
Desmontagem

Arquitetos:
Equipe Docente: BASE studio / Felipe Sepúlveda, Bárbara Barreda, Matías Ramírez
Estudantes: Benjamín Abusleme, María Jesús Adriasola, Manuel Alonso, María Jesús Cortez, Rodrigo Del Campo, Catalina Ellena, María Jesús Gómez, Constanza Gomez, Ilanit Gottlieb, María José Jara, Antonio Labbé, Isidora Leiva, Santiago Ortúzar, Ignacio Salinas, Antonia Santillán, Agustín Squella, Bárbara Torres, Sarah Ull-Mendez, Alex Vargas, Ana Vasconez, Fernando Verdugo, Kimberly Vielma
Localização: Itinerante
Área: 180 m²
Ano do projeto: 2018

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Equipo Editorial
Autor
Cita: Equipo Editorial. ""Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez" ['Pabellón invertebrado' cuestiona la noción de la resistencia estructural asociada a la rigidez] 15 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900257/pavilhao-invertebrado-questiona-a-nocao-da-resistencia-estrutural-associada-a-rigidez> ISSN 0719-8906