15 de Maio / Oficio Taller

15 de Maio / Oficio Taller - Mais Imagens+ 15

© Adrian Llaguno / Documentación Arquitectonica

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "15 de Maio" está localizado no centro de Monterrey, a três quadras da Igreja da Puríssima. Atualmente, o centro da cidade demanda a integração de novos usos de moradia, comércio e escritórios. Entretanto, é importante não esquecer os vestígios da arquitetura vernácula que existe na região. No início do projeto, encontramos uma arquitetura típica da região noroeste, com seus muros de pedra e terraços sustentados por vigas em um considerável estado de deterioração.

© Adrian Llaguno / Documentación Arquitectonica
Planta - térreo
© Adrian Llaguno / Documentación Arquitectonica

Ela está localizada em uma das esquinas que define a Praça do Mediterrâneo. Entendendo a importância da estrutura em sua localização, procuramos reabilitá-la para adaptá-la às novas funções de escritórios, sem nos desfazermos da sua memória e essência. Conservar as fachadas permitiu a continuidade do diálogo entre o edificado e o contexto no qual se encontra a intervenção. Tal estrutura estava localizada na esquina noroeste do terreno e possuía uma série de adições na parte posterior do terreno. Decidimos demolir os anexos para dar espaço à intervenção nova e trabalhar com o terreno e o existente para responder adequadamente aos detalhes que surgiam enquanto o projeto era construído. 

© Adrian Llaguno / Documentación Arquitectonica
Corte Longitudinal 01
© Adrian Llaguno / Documentación Arquitectonica

O projeto se desenvolve em torno de um pequeno pátio central que articula o existente com a nova intervenção, protegida por uma cobertura que integra todos os espaços. No centro encontra-se um espelho d'água que modifica o microclima do lugar e cria uma atmosfera própria do espaço. No volume original, encontra-se o hall de entrada, a recepção e os escritórios principais. Foi necessário posicionar no lado sul do conjunto uma estrutura de concreto aparente que completa os espaços requeridos pelo cliente, o programa inclui uma sala de jantar, sala de reuniões, escritórios e serviços. 

© Adrian Llaguno / Documentación Arquitectonica

A cobertura remete ao ritmo das vigas existentes, sustentada por uma estrutura metálica que se apoia na parede central, perfurada com um semi-círculo para direcionar as vistas ao bairro, a Igreja e as montanhas da Sierra Madre, rendendo-se à fuga do espaço interior, ampliando-o e fazendo com que o contexto seja parte do espaço. A intenção de localizar o terraço sobre a edificação original faz com que o espaço mais público se relacione diretamente com a praça, permitindo encontros dos usuários com os vizinhos e com a vida no bairro. 

© Adrian Llaguno / Documentación Arquitectonica
© Adrian Llaguno / Documentación Arquitectonica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Monterrey, Nuevo Leon, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "15 de Maio / Oficio Taller" [15 de Mayo / Oficio Taller] 17 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900230/15-de-maio-oficio-taller> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.