Residência 3 - Neve Monoson / Daniel Arev Architecture

Yehud, Israel
  • Arquitetos: Daniel Arev Architecture; Daniel Arev Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Arev
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminium Dimitry, Carl Stahl, RGM
  • Engenharia: Akiva Auzon
  • Construtora: Sade Mari
  • Paisagismo: Eti schwartzman
  • Serralheria : Itay Shamban, A different angle
  • Carpintaria : Ami Shemesh, Maof Design
  • Alumínio E Vidro: Aluminium Dimitry
  • Arquiteto Responsável: Daniel Arev
  • Cidade: Yehud
  • País: Israel
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Três anos atrás os clientes, uma família de cinco pessoas, me contatou. Eles disseram que tinham acabado de adquirir o terreno que pertencia aos meus avós, e descobriram que eu era arquiteto. Após olharem meus trabalhos, eles resolveram me encontrar para uma reunião. Em meu escritório, depois que eles se apresentaram, apresentaram seus filhos e falaram sobre seus desejos e vontades em relação a nova casa, eu compartilhei com eles algumas de minhas memórias naqueles lugar. Confessei que, diferente de outros projetos, aquele era bastante especial para mim. 

© Daniel Arev
Planta - Térreo
© Daniel Arev

Originalmente este terreno tinha 1000 m² para apenas uma casa, a residência dos meus avós. Tempo depois ele foi dividido em dois, e no fundo da antiga casa foi construída uma nova. O terreno que a família adquiriu era de 450 m² e ficava próximo a rua. Depois de ir visitar o terreno e estudar possibilidades de ocupação, cheguei a conclusão que o melhor era implantar a casa próxima a rua, na parcela leste e com o caminho ao norte. Com essa implantação eu conseguiria grandes aberturas sem perder a privacidade da casa. Usei o formato em L, com as linhas internas voltadas para o norte e para o leste e em direção aos terraços e ao jardim principal. As linhas externas o L ficaram voltadas para a entrada ao sul, que apresenta uma parede de concreto e mantém a privacidade da casa, e também para o oeste, onde uma grande abertura de vidro conecta visualmente o quintal que é resguardado por árvores. 

© Daniel Arev

O térreo foi projetado com uma planta livre e aberta, a não ser pelo escritório no canto, próximo à entrada principal. O primeiro pavimento tem quatro quartos, sendo que a suíte principal está localizada na parcela da frente e os quartos das crianças estão voltados para os fundos.  

© Daniel Arev

No térreo, escolhi usar grandes aberturas envidraçadas voltadas aos jardins da frente e dos fundos, além de uma parede de concreto na garagem e entrada principal. Buscando leveza, 6 pilares H foram posicionados deslocados dos limites do volume, mais centralizados, enquanto que para destacar mais ainda o efeito de flutuação da casa, as janelas de vidro translúcido separam o térreo do primeiro pavimento. De dentro da casa tem-se uma vista sem obstruções para o jardim e para o céu sobre as paredes de concreto. Para dar acabamento, foi escolhido massa branca para manter a leveza. As janelas do primeiro pavimento foram desenhadas como uma linha contínua que cerca o pavimento, permitindo uma vista panorâmica da copa das árvores. Onde não há janelas, um revestimento metálico da mesma cor das janelas é usado com o objetivo de manter a continuidade. 

O jardim, em contraste com a rigidez da forma da casa, foi projetado de maneira rústica. A entrada apresenta placas de concreto quadradas com gramado verde entre elas, e samambaias ao longo das paredes de concreto. Ao contrário das grandes janelas, esse lugar traz uma ambiência intima e acalentadora. Olhando da rua para a casa, esta parece elegante e simples, transmitindo seus conceitos arquitetônicos sem parecer arrogante e se impor ao restante do bairro. A casa não nos deixa esquecer o importante e antigo conceito arquitetônico, menos é mais.  

© Daniel Arev

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência 3 - Neve Monoson / Daniel Arev Architecture" [Neve Monoson House 3 / Daniel Arev Architecture] 16 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900187/residencia-3-neve-monoson-daniel-arev-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.