Casa no Morro / Abdenur Arquitectos

Casa no Morro / Abdenur Arquitectos

Casa no Morro / Abdenur Arquitectos - Mais Imagens+ 22

Sinsacate, Argentina
  • Arquitetos: Abdenur Arquitectos; Abdenur Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  544
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Electroalem, InterAlumina, Sika
  • Arquitetos Autores Da Obra: Abdenur Pablo, Abdenur Juan Pablo, Alejandro Rodriguez, Agustin Castagneris, Facundo Ferreyra
  • Cálculo Estrutural: Eng. Gustavo Garcia
  • Cidade: Sinsacate
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa no Morro é uma residência unifamiliar localizada em Sinsacate, a cerca de 55 km da cidade de Córdoba.

Ela está situada sobre o Camino Real, uma antiga região de troca de cavalos e descanso de viajantes que se dirigiam ao Alto Peru em épocas de Vice-reinado do Rio da Prata. Com o passar dos anos, a área começou a ser utilizada por algumas famílias de Córdoba para descanso durante os meses de verão.

© Gonzalo Viramonte

O terreno onde se implantou a casa apresenta uma elevação natural, que gera um pódio onde pousa a residência de forma escultórica e que permite ter visuais excepcionais de dentro da casa.

Como premissa principal do projeto, priorizou-se a paisagem e as vistas, assim a residência se materializa demarcando um cartão postal natural, onde a paisagem do entorno motivou por completo sua concepção.

© Gonzalo Viramonte
Planta
© Gonzalo Viramonte

Os espaços são distribuídos em uma sequência linear e são contidos por uma pele de concreto com detalhes em pedra e fechamentos em vidro, todos materiais austeros, nobres e de baixa manutenção.

© Gonzalo Viramonte

A área social está no centro dessa sequência, enquanto as áreas privadas, isto é, os dormitórios, foram dispostos nas extremidades, abertos para as vistas da paisagem. Por um lado, a suíte com banheiro e closet e, separados pela área social, do outro lado, outros três dormitórios com entrada direta do exterior, criando maior privacidade para cada membro da família.

Axonométrica

No centro da faixa estão as áreas sociais. Ligada ao hall de entrada está a sala de estar, seguida da sala de jantar que, por sua vez, está ligada diretamente à cozinha através de uma bancada de mármore que é usada todas as manhãs para o café da manhã, além dos momentos de cozinhar.

© Gonzalo Viramonte

Continuando com o conceito de vincular visualmente os espaços, junto à sala de jantar, separado por uma cortina de vidro de correr, está a churrasqueira. Este espaço de encontro e reunião acaba sendo o coração da casa, o lugar com maior uso e dinamismo de todo o projeto. Estas peles de vidro móveis dão à casa a capacidade de ser flexível e de moldar-se a partir dos usos e demandas de seus habitantes.

© Gonzalo Viramonte

Já no exterior, está localizada um espaço recreativo e a piscina, que desempenha o papel de espelho d'água e vínculo entre o habitar e o horizonte natural. Uma galeria que acompanha todo o comprimento da casa funciona como ligação entre a paisagem e cada um dos espaços internos.

© Gonzalo Viramonte

Em termos de material, procurou-se harmonizar o projeto com seu entorno, a pureza das peles de concreto e pedra da a sensação de uma grande rocha sobre o morre, no qual se pode buscar refúgio, calma e tranquilidade, mantendo sempre a conexão com a natureza.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Morro / Abdenur Arquitectos" [Casa en la Loma / Abdenur Arquitectos] 15 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900161/casa-no-morro-abdenur-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.