O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só… a festa da cumeeira

O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só… a festa da cumeeira

E, por fim, a obra terminou em festa. Concluída “Uma Casa de Brincar e Não Só… / Not Only a Playhouse”, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura entregou na última sexta-feira, dia 10 de agosto, o equipamento aos moradores do Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, Matosinhos, Portugal. Música e performance fecharam de forma animada duas semanas de intenso trabalho no âmbito da segunda edição de “O Lugar de Partilha”.

Dona Lurdes, 64 anos, representante dos moradores do bairro e uma das mais entusiastas do projeto, que acompanhou diariamente, não conseguiu disfarçar a emoção. “Formou-se uma família, vai ser difícil vê-los a ir embora, ficam no coração", admitiu, referindo-se aos 15 jovens arquitetos e estudantes de várias partes do mundo que ofereceram o seu tempo e esforço a este lugar de partilha. A mão de obra chegou de países como a Austrália, México, Itália, Brasil e Portugal, peça-chave deste workshop produzido pela equipa da CA com coordenação da arquiteta Carla Barros. “O Lugar de Partilha”, laboratório de autoconstrução, tem curadoria de Roberto Cremascoli, sempre acompanhado no terreno pelos tutores-arquitetos Edison Okumura, Ivo Poças Martins e Dulcineia dos Santos.

© Casa da Arquitectura

“O resultado desta partilha entre parceiros e população na construção deste equipamento deixou a Casa da Arquitectura, e também a mim pessoalmente, muito satisfeitos. É um exemplo a seguir”, assinalou o diretor-executivo da CA, Nuno Sampaio.

© Roberto Cremascoli
© Roberto Cremascoli
© Casa da Arquitectura

Foram parceiros da Casa da Arquitectura para este projeto a Câmara Municipal de Matosinhos através da MatosinhosHabit, a União de Freguesias - Perafita, Lavra e Stᵃ Cruz do Bispo e inúmeras Coletividades e Associações Locais, assim como a Universidade do Minho. O projeto contou ainda com o apoio da JPinto Leitão, CIN, Hilti, OtiimaArtWorks, Nogueira Fernandes Lda, QT Civil Portugal, To Work For, Zeus Sport, Fixpaços.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só… a festa da cumeeira" 13 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900126/o-lugar-de-partilha-uma-casa-de-brincar-e-nao-so-a-festa-da-cumeeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.