Cenouras podem tornar o concreto mais forte e sustentável?

As cenouras podem não ajudá-lo a enxergar no escuro, mas elas podem tornar seus edifícios mais fortes e mais ecológicos. Engenheiros da Lancaster University, no Reino Unido, trabalharam em colaboração com a Cellucomp Ltd do Reino Unido para estudar os efeitos da adição de “nano plaquetas” extraídas das fibras das raízes para melhorar o desempenho das misturas de concreto.

Os concretos de compósitos vegetais, feitos a partir de vegetais como a beterraba ou a cenoura, têm superado estruturalmente e ambientalmente todos os aditivos de cimento comercialmente disponíveis, tais como grafeno e nanotubos de carbono, fazendo isso a um custo muito menor.

O potencial dos concretos de compósitos vegetais reside na capacidade das nano plaquetas de aumentar a quantidade de hidrato de silicato de cálcio em misturas de concreto, que é a principal substância que controla o desempenho estrutural. O "efeito knock-on" significa que quantidades menores de concreto seriam necessárias para a construção.

Além disso, as nano plaquetas poderiam melhorar a qualidade do produto, reduzindo o número de fissuras que aparecem no concreto. Uma microestrutura mais densa também ajuda a evitar a corrosão e aumenta a vida útil do material.

via flickr user 29487672@N07 (CC BY 2.0)

Os benefícios ambientais tornam-se mais aparentes quando se estuda as emissões de CO2. No momento, a produção de cimento Portland responde por 8% das emissões globais de CO2, número que deve dobrar em 30 anos. Com raízes vegetais proporcionando uma mistura mais durável, uma economia de 40 kg de CO2 por metro cúbico poderia ser alcançada.

Os compósitos não são apenas superiores aos produtos de cimento atuais em termos de propriedades mecânicas e de microestrutura, mas também usam quantidades menores de cimento. Isso reduz significativamente tanto o consumo de energia quanto as emissões de CO2 associadas à fabricação de cimento.
-Professor Mohamed Saafi, Lancaster University Engineering Department

O projeto de pesquisa de dois anos recebeu quase £ 200.000 de apoio do programa Horizonte 2020 da União Européia, e agora se baseará nas descobertas preliminares para entender melhor como as fibras nano-plaquetárias vegetais podem melhorar a mistura de concreto.

Notícia via: Lancaster University

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Cenouras podem tornar o concreto mais forte e sustentável?" [Could Carrots Make Concrete Stronger and Greener?] 13 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900118/cenouras-podem-tornar-o-concreto-mais-forte-e-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.