Casa V4 / TNT architects

Casa V4 / TNT architects - Mais Imagens+ 41

Nghi Lộc District, Vietnã
  • Arquitetos: TNT architects; TNT architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Trieu Chien
  • Equipe De Projeto: Nguyen Thi Ngoc, Pham Viet Vinh, Nguyen Dinh Phuong, Che Dinh Phuc
  • Construção: Engineer Nguyen Ngoc Huyen, Nguyen Thai Thao
  • Arquiteto Responsável: Bui Quang Tien
  • Cidade: Nghi Lộc District
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Trieu Chien

Descrição enviada pela equipe de projeto. Atualmente, com a maioria das pessoas vivendo em áreas urbanas, nos encontramos cada vez mais afastados da pacata vida cotidiana das pequenas cidades. Além disso, muitas destas pessoas - senão a maioria - vivem em condições bastante precárias. Neste contexto, é evidente que o homem urbano contemporâneo passe a ver a bucólica paisagem rural com certa nostalgia. Pensando nisso, decidimos criar uma nova tipologia arquitetônica, uma casa de campo voltada para uma família moderna. Um espaço que permita não só o retorno à natureza, mas que também aproxime as pessoas.

© Trieu Chien
Planta - térreo
© Trieu Chien

Implantada em um terreno de 2.000 metros quadrados nos subúrbios de uma grande cidade no leste do Vietnã, esta casa foi concebida com uma estrutura arquitetônica complexa e contraditória. Este projeto parece um modelo de arquitetura moderna, mas encontra-se fortemente enraizado no ambiente natural no qual está inserido, criando um espaço arquitetônico emotivo: tranquilo quando se está só junto à natureza, alegre e extrovertido quando os amigos fazem uma visita ou quando as crianças voltam pra casa. Aqui os moradores aproveitam a oportunidade para conectar-se com a natureza sem abrir mão das conveniências da vida moderna.

© Trieu Chien

O projeto da casa foi inspirado na arquitetura tradicional do norte do Vietnã, mimetizando-se de certa maneira com seu entorno. A estrutura então foi dividida em três blocos funcionais, separados porém, harmonicamente integrados.

© Trieu Chien
© Trieu Chien

O edifício principal é definido por uma grande cobertura de forma elíptica que protege e abriga os espaços da casa. Esta “abóbada celeste” é sustentada por quatro paredes sólidas de pedra, as quais organizam os espaços públicos e privados representando ainda os quatro pontos cardeais: leste, oeste, norte e sul. Mais especificamente, projetamos os beirais ao redor deste volume elíptico como se faz nas tradicionais casas vietnamitas da região. Este é o espaço que faz a mediação entre o ser humano e a natureza, é também o lugar onde todas as principais atividades da casa acontecem. O centro da casa é uma rocha, rígido e sólido como o âmago da família.

© Trieu Chien

Do lado de fora, acima da cobertura, esta laje elíptica é como uma terra em miniatura, um jardim do Éden onde a família pode apreciar as vistas durante o dia e ver as estrelas durante a noite. Este jardim suspenso não é apenas o lugar onde as crianças podem ver o por do sol e ver a lua nascer, mas também um espaço acolhedor para as festas de verão.

Planta - 1º pavimento

Além do volume principal da casa, a garagem é acolhida sob uma estrutura retangular na frente do terreno enquanto a piscina triangular foi implantada nos fundos do terreno. Esta separação foi pensada para que a casa esteja afastada dos ruídos da rua e da piscina, no lugar mais íntimo e protegido.

© Trieu Chien

Apesar desta organização segmentada, todos os três blocos estão perfeitamente conectados através do exuberante jardim de árvores frutíferas que crescem livremente e se transformar ao longo do ano. Depois que concluímos as obras, percebemos que todos as nossas ideias funcionavam perfeitamente na prática.

© Trieu Chien

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa V4 / TNT architects" [V4 HOUSE / TNT architects] 14 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900049/casa-v4-tnt-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.