Conheça os vencedores do Arquiteturas Film Festival 2018

Conheça os vencedores do Arquiteturas Film Festival 2018

O Arquiteturas Film Festival, um dos mais proeminentes festivais voltados a produções cinematográficas que abordam arquiteturas e cidades, divulgou a lista de filmes premiados na edição de 2018. Em sua 6ª edição, o festival, que é um projeto independente promovido pela DYMA – Do You Mean Architecture, se dedicou a "explorar o que aprendemos com as histórias futuristas, utópicas ou hiper-realistas que têm vindo a moldar a nossa cultura visual através do cinema."

Defendendo que “não há cinema sem arquitetura”, o objetivo do Arquiteturas é descobrir e apresentar produções cinematográficas que fomentem debates reais e válidos do mundo contemporâneo e que ampliem o pensamento critico do espectador. 

O festival premiou produções em cinco categorias, que incluem documentários, filmes de ficção, experimentais, novos talentos, e escolha do público. Assista aos trailers dos vencedores e menções honrosas, acompanhados das declarações do júri, a seguir.

Documentário

Melhor filme: Moriyama-San, de Ila Bêka and Louise Lemoine

Declaração do júri: Um filme que combina magistralmente imagem, som e narrativa numa história convincente sobre um personagem único e sua relação com a sua casa e música. Reflete uma certa intimidade, como a discrição de um antropólogo que entra no quotidiano da arquitetura e dos seus habitantes.

Ficção

Melhor filme: The Hyms of Muscovy, de Dimitri Venkov

Declaração do júri: Um filme hipnótico, caleidoscópico, desconcertante e surpreendente, que consegue transformar a realidade em ficção apenas pela inversão do eixo vertical.

Menção honrosa: Pop Aye, de Kirsten Tan

Declaração do júri: Uma fábula pungente e bela de um arquiteto e o seu velho elefante que, na iminência da destruição de um dos edifícios que projetou, é uma metáfora para o contraste entre o passado e o presente, entre o rural e o urbano.

Experimental

Melhor filme: Forensic, de Chris de Krijger

Declaração do júri: Pela sua intensa experiência de espaço no interior de um edifício através de uma cinematografia tecnicamente impressionante e de uma escolha de som direcionada.

Menção honrosa: A Virgem Eterna, de Jorge Suárez-Quiñones Rivas

Declaração do júri: Pela sua representação subtil do espaço interior como um palco, editando somente material de arquivo.

Novos Talentos

Melhor filme: A Spa Arquitecture of Zawodzie, de Ewa Trzcionka

Declaração do júri: Um filme com maturidade que ilumina e informa sobre um espaço, o seu ambiente construído, história, processos e poética.

Prêmio do Público

Filme: Jaar: The Lament of the Images, de Paula Rodriguez Sickert

Via: Arquiteturas Film Festival

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Conheça os vencedores do Arquiteturas Film Festival 2018" 12 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899996/conheca-os-vencedores-do-arquiteturas-film-festival-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.