Seção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura

Seção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura - Janela, VidroSeção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura - Imagem 3 de 25Seção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura - Imagem 4 de 25Seção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura - FachadaSeção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: MM18 Arquitetura; MM18 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  REFAX
  • Engenharia: 3Delta
  • Construtora: OAS Construtora
  • Arquitetos Responsáveis: Marcos Paulo Caldeira, Mila Strauss, Larissa Burke, Fabiane Sakai, Thiago Buccieri
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Seção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura - Imagem 7 de 25
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura MM18 foi o responsável pelo projeto da Seção de Combate a Incêndios (SCI) do Corpo de Bombeiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com o objetivo de preparar o posto de combate de incêndio para eventualidades com aviões de grande porte, como o Airbus A380, e para receber caminhões e equipamentos de última geração, o novo espaço fica em frente à pista principal do Aeroporto.

Cortes A e B
Seção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura - Imagem 16 de 25
© Pedro Vannucchi

Maior aeroporto em movimento do Hemisfério Sul, por onde passam cerca de 40 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Guarulhos opera em nível de prevenção contra incêndio categoria 10 - o maior nível previsto em âmbito mundial. O programa conta com sala de estudos, biblioteca, escritório, academia, área de descanso, refeitório, estacionamento para todos os caminhões dos bombeiros, uma torre e um pátio central onde os bombeiros fazem treinos ao ar livre, também disponível para primeiros socorros.

Planta

Além disso, uma área de reabastecimento dos caminhões está posicionada embaixo do cilo. O projeto teve rápida execução, é todo feito em estrutura metálica e fechado em placa cimentícia, com destaque para a cor vermelha nos pisos e paredes, e também previu uma rua nova entre o prédio e o aeroporto, resolvendo os fluxos.

Seção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura - Imagem 11 de 25
© Pedro Vannucchi

A versatilidade e a paixão pela cidade norteiam o trabalho do MM18 Arquitetura, escritório comandado pelos arquitetos e urbanistas Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira. Com projetos de diversas escalas e programas – da intervenção urbana, retrofit de galpões a restaurantes, lojas e corporativos – o MM18 busca entender, a cada projeto, as peculiaridades e o potencial dos locais de intervenção para chegar ao melhor conceito, funcionalidade e identidade.

Fundado em 2008, traz em seu DNA a cidade de São Paulo como referência empírica, tanto no campo projetual como no cotidiano. Essa referência pode ser vista na linguagem arquitetônica que imprime aos projetos, que com flexibilidade e dedicação são pensados para minimizar os riscos que ocorrem durante o processo construtivo, unindo criatividade e lógica para elaborar projetos únicos.

Seção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura - Imagem 3 de 25
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aeroporto internacional de Guarulhos – São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Seção de Combate a Incêndio – GRU / MM18 Arquitetura" 17 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899916/secao-de-combate-a-incendio-nil-gru-mm18-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.