O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Paredes de tijolos à vista: dicas e tratamentos de manutenção

Paredes de tijolos à vista: dicas e tratamentos de manutenção

Paredes de tijolos à vista: dicas e tratamentos de manutenção
Paredes de tijolos à vista: dicas e tratamentos de manutenção, <a href='https://www.plataformaarquitectura.cl/cl/02-88619/casa-ladrillo-azl-architects'>Casa Ladrillo / AZL architects</a>. Image © Iwan Baan
Casa Ladrillo / AZL architects. Image © Iwan Baan

A partir da engenhosidade dos projetistas, o tijolo historicamente tem proporcionado uma diversidade de espaços habitáveis, de opacos a tramas variáveis que permitem a entrada da luz solar. Devido a fatores econômicos e por sua estética decorativa - tanto em cor quanto textura -, às vezes encontramos suas faces aparentes, evidenciando uma temática comum em muitas cidades.

Essa expressão material sincera em nossos projetos, no entanto, pode perder algumas de suas características por conta da passagem do tempo. A presença de umidade, o efeito da incidência solar e do vento podem provocar eflorescências e fungos nestes materiais porosos, que afetam a cor e desgastam suas superfícies, deteriorando suas propriedades e atrativos.

Por este motivo, indicamos abaixo uma série de dicas de manutenção e tratamentos para que você possa limpar e reparar tijolos à vista.

<a href='https://www.plataformaarquitectura.cl/cl/02-88619/casa-ladrillo-azl-architects'>Casa Ladrillo / AZL architects</a>. Image © Iwan Baan
Casa Ladrillo / AZL architects. Image © Iwan Baan

Primeiro, é necessário reconhecer que há uma diversidade importante de tipos de tijolos que são condicionados pelo seu processo produtivo, por isso é pertinente saber com qual estamos lidando.

Se eles têm cores claras ou rugosidade excessiva, é mais provável que a poeira e outros tipos de agentes se acumulem ou apareçam mais rapidamente do que em comparação com outros tijolos mais escuros e menos ásperos. Outro fator chave que entra em jogo é a orientação e exposição de cada uma das paredes.

A inspeção do estado dos tijolos deve ser feita - como recomendação - todos os anos, e deve ser próxima a cada fachada, tanto visual quanto tatilmente. Um método consiste em regar a parede exterior, utilizando a pressão da água para verificar se existe algum tipo de desprendimento de argamassa ou a sujeira.

<a href='https://www.plataformaarquitectura.cl/cl/02-88619/casa-ladrillo-azl-architects'>Casa Ladrillo / AZL architects</a>. Image © Iwan Baan
Casa Ladrillo / AZL architects. Image © Iwan Baan

É necessário realizar uma limpeza em caso de resultados negativos, apesar do fato de que muitas vezes estamos interessados em obter um aspecto rústico - onde as plantas trepadeiras ajudam muito. Isso é importante para evitar possíveis problemas de saúde que possam causar o acúmulo de terra e partículas. Geralmente não é um processo caro e geralmente é bastante simples.

Uma maneira fácil de começar a remover as vegetações e fungos é usar uma escova sintética com cerdas duras e uma mistura de cloro - ou alvejante - e água, esfregando as fiadas de tijolos horizontalmente. É importante usar os elementos de proteção necessários para o rosto e o corpo, como luvas, máscara, roupas e óculos de segurança. No caso de paredes muito complicadas, existem agentes químicos de limpeza que podem ser usados, eles geralmente são concentrados, então eles devem ser diluídos em água de acordo com as especificações do produto. Lembre-se sempre de enxaguar a parede na última vez com água sob pressão ao escovar.

<a href='https://www.plataformaarquitectura.cl/cl/02-88619/casa-ladrillo-azl-architects'>Casa Ladrillo / AZL architects</a>. Image © Iwan Baan
Casa Ladrillo / AZL architects. Image © Iwan Baan

Como mencionamos anteriormente, as paredes de alvenaria com plantas trepadeiras são atraentes, mas, em muitos casos, podem danificar a face dos tijolos. Por isso, vale a pena conferir seu crescimento e realizar podas e limpezas com frequência.

Em relação ao reparo, no caso de uma parte da argamassa de assentamento estiver deteriorada, ela deve ser reparada removendo cuidadosamente com um cinzel - depois de ter limpado toda a parede - e então aplicar uma nova argamassa.

Após a limpeza e a reparação, como proteção da fachada, existem vários produtos resistentes à água que impedem a entrada de água - criando uma película resistente que funciona como uma barreira impermeável - impedindo a formação de fungos e eflorescências. Sua aplicação dependerá, entre outras coisas, das características climáticas do projeto. Em certos casos não é recomendável, já que impede a transpiração das paredes, mantendo a umidade dentro do tijolo, propiciando outros problemas relativos a longo prazo.

<a href='https://www.plataformaarquitectura.cl/cl/02-88619/casa-ladrillo-azl-architects'>Casa Ladrillo / AZL architects</a>. Image © Iwan Baan
Casa Ladrillo / AZL architects. Image © Iwan Baan

Existem diversos produtos no mercado, tanto os que não alteram a cor nem o brilho dos tijolos, como os que permitem diferentes tipos de acabamento. Nesse sentido, é importante entender as especificações técnicas de cada um, como saber o tempo correto de aplicação após o término do revestimento, o número de mãos, as ferramentas para fazê-lo e os equipamentos de proteção necessários.

Esclarecemos que o que é apresentado neste artigo é uma informação auxiliar para a manutenção e limpeza de paredes de tijolos à vista. Todas as considerações devem sempre responder às características específicas de cada projeto e devem ser elaboradas de acordo com as especificações tomadas pelos arquitetos e / ou profissionais da área.

Sobre este autor
Fabian Dejtiar
Autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Paredes de tijolos à vista: dicas e tratamentos de manutenção" [Muros y paredes de ladrillo a la vista: consejos y tratamientos de mantenimiento] 09 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899904/paredes-de-tijolos-a-vista-dicas-e-tratamentos-de-manutencao> ISSN 0719-8906