Centro de Exposições Poly Future Metropolitan em Pequim / BIAD

Centro de Exposições Poly Future Metropolitan em Pequim / BIAD - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: BIAD; BIAD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1663
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Chaoying Yang
  • Arquitetos Responsável Pelo Executivo: Zhipeng Liu, Jingnan Zhang
  • Engenheiros Estruturais: Lie Zhang, Wei Zhen
  • Instalações: Xiaohong Zhou, Jun Duan, Xin Li
  • Engenharia Elétrica: Qian Liu, Zheng Zhang
  • Cliente: Beijing Future Science City Baochang Real Estate Co., Ltd.
  • Paisagismo: SWA Architects (Scheme Design) /Yuanshu Institute of Landcape Planning and Design, Beijing (Construction Drawing Design)
  • Interiores: James Liang & Associates Limited
  • Consultor De Cortina: Inhabit Engineering Consulting (Beijing) Co., Ltd.
  • Executor De Cortina: Shenzhen Sanxin Facade Engineering Co., Ltd.
  • Arquitetos Responsáveis: Song Du, Zhipeng Liu, JingnanZhang
  • Equipe: No. 1 Architectural Design Institute
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
O edifício Image © Chaoying Yang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Poly Future Metropolitan está localizado no centro da Future Science City, no Distrito Changping em Pequim, região que se destaca por ser um novo centro de ciência em nível nacional chinês, atendendo às expectativas do país quanto à inovação tecnológica. Para destacar os conceitos que envolvem o projeto, o Centro de Exposições tem características simples, puras e dinâmicas. O projeto abraça a estrutura de aço e vidro com balanço e uma forma elegante, exercendo sua função de expositor e demonstrando sua conotação espiritual como arte e tecnologia.

Vista noturna da entrada secundária Image © Chaoying Yang

O Projeto

O conceito do projeto parte da ideia de uma cidade flutuante na água. Uma vez que pessoas buscam ter contato tanto com a cidade quanto com a natureza, o interior do projeto flui e aparece com um senso de pureza. O espaço externo foi projetado transparente e leve para que as pessoas se surpreendessem com o jogo de luz e sombra, representando a vida no futuro.

Caminho de bambu que leva a entrada de funcionários Image © Chaoying Yang
Cortina de vidro Image © Chaoying Yang

Construindo o Espaço

Partindo do princípio que a entrada principal do edifício não é acessada por ruas urbanas, o projeto decidiu por equipar um pátio de entrada com caminhos, bulevares e elementos com água, para atrair as pessoas para dentro do Centro de Exposições. A entrada secundária está localizada de frente a um segundo pátio, mais a leste,  o qual pode ser usado para eventos temporários. O pátio está conectado a uma área de discussão, elevada do nível do térreo, maximizando o limite entre interior e exterior. 

Implantação
Área de leitura com painel de LED Image © Chaoying Yang

Layout 

O exterior foi moldado como um cubo de vidro, uma forma simples que teve a parte central subtraída, criando um átrio aberto.  O espaço debaixo da área de leitura é revolvido para desvendar a entrada. O elemento de água foi desenhado no fundo do edifício, enquanto que o teto de vidro, em sua parte mais baixa, está separado da água, e juntos eles criam um senso de leveza, como se o edifício estivesse flutuando.  

Área de leitura escalonada, uma área multi-uso Image © Chaoying Yang

O espaço interno atende às funções básicas de organização e ao mesmo tempo proporciona um senso de mobilidade. O primeiro e o segundo pavimento são conectados por uma área de leitura escalonada, enquanto que os dois níveis abaixo, onde ficam as área de discussão, os degraus foram aumentados para servirem tanto como acesso quanto como arquibancada. 

Entrada Image © Chaoying Yang
Planta - 1º Pavimento
Átrio central Image © Chaoying Yang

O fluxo interno favorece a circulação de pessoas. Ao caminhar ao redor do átrio central, o visitante pode se deslocar até a área de leitura, parar para observar obras de arte e ler debaixo de uma árvore. As pessoas que ali visitam estão em busca de desfrutar daquele reduto, enquanto que aqueles que estão em volta do edifício podem observar e aproveitar em meio a paisagem. 

Os espaços interno e externo ecoam Image © Chaoying Yang

Detalhe

O envelope que envolve o edifício é um sistema de cortina de vidro. Primeiramente, foi usado um vidro pesado e ultra-branco para conseguir o efeito de pureza e transparência. Além disso, o teto de vidro foi desenhado minunciosamente, incluindo os detalhes das juntas entre a cortina e o parapeito, e a cortina e a viga de bordo. Esses detalhes fazem com que o edifício pareça um volume único, e quando implantado sobre um lago artificial, parece um navio flutuando na água. 

Canto sem coluna e área de discussão Image © Chaoying Yang

Qual é o futuro? E como essa vida futura será? Quando você se pergunta isso subindo os degraus, quando você ouve o som da água e quando você olha para a paisagem urbana em expansão, a resposta parece estar voando com o vento...

Fachada principal e pátio Image © Chaoying Yang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ding Si Lu, Beijing Shi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Exposições Poly Future Metropolitan em Pequim / BIAD" [Exhibition Center of Beijing Poly Future Metropolitan / BIAD] 10 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899880/centro-de-exposicoes-poly-future-metropolitan-em-pequim-biad> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.