Residência Unifamiliar Hector Calvo / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos

Residência Unifamiliar Hector Calvo / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos - Mais Imagens+ 19

Valparaíso, Chile
© Roberto Fantuzzi Cuesta / Pablo Blanco
Corte AA'

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno com grande inclinação nos morros de Valparaíso, se localiza uma residência sob a estrutura de um estacionamento já existente do edifício. Por conta desse dado, o projeto foi modulado e adaptado à distribuição dos pilares, vigas e lajes em concreto armado originais. Além disso, a trama estrutural foi o ponto de início para a origem do novo programa, que foi disposto em dois pavimentos abaixo do nível de acesso, onde encontra-se o estacionamento que mantém seu uso.

© Roberto Fantuzzi Cuesta / Pablo Blanco
Planta

A partir desse ponto, a escada surge como elemento organizador e articulador do projeto, primeiro descendo, permitindo o acesso e logo separando as áreas de usos diversos. À vista de quem passa, a casa deixa de existir e só aparece quando adentra-se o terreno. Neste nível, a residência se separa em dois dormitórios e dois banheiros ao redor de um hall de distribuição e uma escada que conecta com o pavimento inferior.

© Roberto Fantuzzi Cuesta / Pablo Blanco

A escada dá acesso a uma planta livre que agrupa cozinha, sala de estar e sala de jantar. Este pavimento se abre à vista panorâmica para a baía por meio de uma fachada de portas de vidro de correr, prolongando o interior para o terraço e a piscina externa. Este recurso gera uma posição privilegiada ao projeto em relação às edificações do Plano de Valparaíso, que se localizam ao redor da Plaza de la Victoria.

Corte CC'
© Roberto Fantuzzi Cuesta / Pablo Blanco

Em todo o interior da casa, valorizou-se a importância visual da estrutura original aparente e sem revestimentos, que configura os diversos espaços e da à casa um caráter especial e honesto em relação à origem do projeto. Essa estrutura existente atua como suporte principal do novo edifício, com um envoltório em alvenaria de blocos de concreto que completa o fechamento da casa. Desta maneira, a residência se adapta a uma estrutura anterior que se encaixa no relevo em sua frente oeste e faz o mesmo em relação à fachada leste, para transformá-la em uma espécie de mirante com uma visão inigualável da baía de Valparaíso.

© Roberto Fantuzzi Cuesta / Pablo Blanco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Unifamiliar Hector Calvo / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos" [Vivienda Unifamiliar Hector Calvo / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos] 12 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899862/residencia-unifamiliar-hector-calvo-fantuzzi-plus-rodillo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.