Um degrau para cada pé: conheça as escadas Santos Dumont

Convencional, helicoidal, curva, em “U”, tipo marinheiro... são vários os modelos e possibilidades para o projeto de escadas nos projetos, de acordo com as possibilidades de espaço e as intenções projetuais. Mas as escadas Santos Dumont apresenta características peculiares se comparada às demais? Batizada com o nome de seu criador, inventor e pioneiro da aviação brasileira, este modelo configura-se como um “meio-termo” entre a típica escada inclinada e a vertical , de modo que sua inclinação é bem mais acentuada que uma escada convencional e seus degraus apresentam recortes que variam entre a pisada esquerda e direita, permitindo redução de comprimento e economia espacial. 

Por conta do desenho alternado, cada degrau apresenta reentrância e por isso, ao projetá-la, se torna indispensável detalhar minuciosamente sua execução. Além de cumprir a função, muitos projetos abusam do formato e criam novos padrões, formas e ainda, tornam-nas multifuncionais, agregando estantes, adegas, gavetas e armários. Também se observa uma gama de materiais: chapa metálica, madeira, tijolos, concreto, entre outros.

Apartment in Paris / Schemaa. Image

Fugindo à regra, são ideais para ambientes com metragem quadrada reduzida e que não tenham grande fluxo de circulação, dado que só pode ser utilizada uma pessoa por vez, com muito cuidado. Além disso, pelo fato de começarmos a pisar nesta com um pé por vez, é imprescindível certificar-se de que ao projetá-la, o primeiro degrau esteja posicionado adequadamente para o início da subida.

Compilamos abaixo, alguns projetos publicados no ArchDaily que utilizam esta solução. Confira:

Doehler / SABO Project

Cortesia de SABO Project

Tower Apartment / Agence SML

© Hervé Abbadie
© Hervé Abbadie

Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti

© Janez Marolt

Low Budget House / Le Atelier

© Lucia Tolstova

Apartment in Paris / Schemaa

© Fred Toulet

Produtora Artística / Escada Arquitetura

© Diego Kuffer

Residência M / SoNo Arhitekti

© Žiga Lovšin

Casa Madalena / Carlos Castanheira

© Fernando Guerra

Apartamento Joaquim Antunes 149 / Metro Arquitetos Associados

© Ilana Bessler

Nota: Este artigo foi originalmente publicado em 

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Um degrau para cada pé: conheça as escadas Santos Dumont" 10 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899784/um-degrau-para-cada-pe-conheca-as-escadas-santos-dumont> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.