Arquitetura em debate: Concursos de projeto

O Concurso Público de Projeto de Arquitetura e Urbanismo é uma modalidade de licitação, prevista em lei, cuja contratação é exclusivamente baseada no critério da QUALIDADE. A escolha do vencedor é realizada por um júri especializado, desta forma garante uma ampla participação e a transparência.

A falta da utilização desse instrumento pelo poder público é um triste fato do cenário curitibano e paranaense. Há mais de 20 anos Curitiba não realiza contratação de projetos através de concurso públicos, mesmo diante do histórico de destaque que as equipes locais vêm apresentando no cenário nacional e internacional desde a década de 1960.

A necessidade de discutir a contratação de projetos através de concursos surgiu de algumas ações que se iniciaram no segundo semestre de 2017 que partiram de um grupo composto por jovens escritórios curitibanos. O movimento teve um crescimento expressivo ganhando apoio e participação das entidades ligadas à arquitetura e urbanismo, como o IAB-PR, ASBEA-PR, SINDARQ-PR, CAU-PR e também de representantes dos cursos de arquitetura e urbanismo de Curitiba e vereadores.

Em novembro de 2017 o grupo promoveu um abaixo assinado com o objetivo de sensiblizar a administração municipal pela contratação de projetos através de concurso. O grupo também se dispôs a colaborar, oferecendo ajuda voluntária para a realização de um primeiro concurso no município. O Abaixo assinado teve a adesão de cerca de 1430 pessoas.

A discussão foi levada até a Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal de Curitiba, que acolheu a ideia de promover uma Audiência Pública sobre o tema tendo como premissa discutir de forma ampla e democrática a realização de concursos públicos na capital paranaense.

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre o tema foi proposto um seminário que ocorrerá juntamente com a audiência pública e abordará os seguintes temas:

  • O papel do poder público na realização de Concursos de Arquitetura
  • A discussão da cidade sob a ótica dos Concursos de Arquitetura
  • A importância do Projeto para Habitações de Interesse Social

Além da discussão da temática apresentada, também ocorrerão oficinas que irão debater questões urbanas como intervenções e leitura do espaço, direcionadas à comunidade e estudantes. Também será promovida pelo CAU-PR e SINDARQ-PR oficinas que abordarão a assistência técnica profissional e instrução à gestores públicos.
A partir das ações apresentadas o grupo espera como resultado uma ampliação da discussão que resulte em uma nova política de contratação de projetos de equipamentos e espaços públicos que poderão possibilitar a materialização de uma cidade inteligente e inovadora.

Agenda:

08 de agosto 14:00h

Audiência Pública
Participantes:
Comissão de Urbanismo CMC
Ronaldo Duschenes - CAU-PR
Fabio Henrique Faria
Prof. UTFPR Thais Sabóia
Gilson Paranhos
Convidados
Representantes IPPUC
Representante Prefeitura
ouvintes: Representantes RMC e Estado do Paraná

08 de agosto 19:00h
Palestra – O papel do poder público na realização de Concursos de Arquitetura com presidente da CODHAB-DF Gilson Paranhos
Mesa Redonda
Mediação:
Prof. UTFPR Thais Sabóia
Prof. UFPR Emerson Vidigal
Vereador Goura

09 de agosto 14:00h
Oficina para estudantes
Fotografia: Leitura da cidade
Realização: escritórios de arquitetura

09 de agosto 19:00h
Palestra – A discussão da cidade sob a ótica dos Concursos de Arquitetura.
Arq. Álvaro Puntoni
Mesa Redonda
Mediação: Alexandre Ruiz, Fabio Henrique Faria, Igor Spanger

10 de agosto 14:00h
Oficina para estudantes
Fotografia: Leitura da cidade
Realização: escritórios de arquitetura

10 de agosto 19:00h
Palestra – A importância do Projeto para Habitações de Interesse Social
Elisabete França
Mesa Redonda
Mediação: Fabiano Borba Vianna e Fábio Domingos Batista

  • Título

    Arquitetura em debate: Concursos de projeto
  • Tipo

    Seminário
  • Organizadores

    CAU-PR - Estúdio 41 - Grifo Arquitetura - Saboia+Ruiz
  • De

    08 de Agosto de 2018 10:50 AM
  • Até

    10 de Agosto de 2018 10:50 AM
  • Onde

    Câmara Municipal de Curitiba e Auditório Léo Grosmann (Centro Politécnico - UFPR)
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquitetura em debate: Concursos de projeto" 07 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899766/arquitetura-em-debate-concursos-de-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.