Transformar estacionamentos em habitações, o grande desafio para as novas gerações

Você está procurando um novo lugar para morar? Talvez seja a hora de ampliar a sua busca e dar uma olhadinha também nas garagens dos edifícios que está visitando. É muito provável que estas antigas estruturas para veículos se transformem na próxima menina dos olhos dos construtores e empreendedores. Somente nos Estados Unidos, considera-se que existam mais de meio bilhão de vagas de estacionamento em um país onde a população é de apenas 326 milhões de habitantes, isso é equivalente a uma área de 6.500 quilômetros quadrados de superfície. Ainda que a tendência mais razoável seja investir em um futuro "livre de carros", estas estruturas continuam pipocando ao redor do mundo. Considerando que as nossas estruturas urbanas estão sendo desenvolvidas para abrigar um número cada vez maior de veículos automotores, como poderíamos reverter estas estruturas no momento em que a demanda começar a diminuir?

© LMN via Wired

Também é importante realçar que o projeto padrão de um estacionamento não é lá grandes coisas, muito menos um lugar esteticamente inspirador. Essas estruturas gigantes e estáticas contrastam fortemente com a vibrante vida das ruas e dos espaços para pedestres, uma lembrança amarga do quanto a nossa vida depende de um veículo automotor. Além das tradicionais garagens, os estacionamentos a céu aberto podem ser ainda pior para as nossas cidades, áreas completamente subtilizadas em lugares onde geralmente há muita infra-estrutura disponível, além de uma menor relação entre a área de superfície e número de vagas disponíveis.

Felizmente, ao longo dos últimos anos, muitos escritórios de arquitetura do mundo todo começaram a refletir sobre como transformar estas estruturas obsoletas em uma variedade de programas para o futuro, proporcionando uma nova perspectiva para muitos de nossos edifícios.

Por exemplo, o escritório LMN de Seattle está desenvolvendo o projeto de uma torre adaptável planejada para os próximos 50-100 anos. Se o conceito for aprovado, a torre abrigará uma série de unidades residenciais, um hotel, espaços para escritórios, salas comerciais além de oito pavimentos de estacionamento no subsolo e outros quatro níveis para veículos acima do nível da rua. A ideia é que ao longo do tempo, a medida que a demanda por garagens diminua, estes espaços possam ser facilmente transformados em novas unidades residenciais e escritórios. Sem nenhuma rampa, a garagem conta com toda a estrutura necessária para a sua reversão além de um elevador que inicialmente será utilizado para transportar os veículos entre os pavimentos.

Mais ao sul da costa Oeste, na cidade de Los Angeles, atualmente é quase impossível encontrar uma vaga de estacionamento, sem falar dos congestionamentos infinitos que tiram o sono de qualquer motorista. Por isso a Gensler escolheu Los Angeles para lançar a sua proposta de garagem do futuro. Cada pavimento foi projetado como uma estrutura flexível, sem perder espaços com rampas e áreas de manobras eles poderão ser facilmente adaptados para abrigar qualquer novo programa. Os dois pavimentos de estacionamento subterrâneo poderão dar lugar a uma ampla academia de ginástica, assim como um teatro ou outros usos recreativos, enquanto os andares superiores poderão abrigar lojas e restaurantes, possibilitando ainda a rápida manobra de embarque e desembarque com futuros carros autônomos.

© Gensler via LA Times

Por mais ambiciosos que esses projetos possam ser, a adaptação de áreas de estacionamento de veículos é ainda um grande desafio tanto econômico quanto projetual. A conversão de garagens em estruturas habitáveis para seres humanos exigirá um sistema construtivo completamente novo. Os sistemas necessários para um apartamento são completamente diferentes daqueles utilizados em uma garagem, portanto, um investimento deverá ser feito logo de partida, para evitar futuras grandes intervenções que poderão inviabilizar uma obra como esta. É necessário considerar as futuras demandas por dutos e tubulações, assim como estruturas que possibilitem a organização de um novo projeto habitacional. E isso é apenas uma pequena parte de tudo aquilo que deverá ser considerado em um projeto como este.

Considerando que nossas cidades estão avançando em direção a sistemas de transporte mais rápidos, econômicos e ecológicos, chegou a hora de começarmos a pensar em como dar uma sobrevida à estas estruturas existentes. Redesenhar edifícios e adaptá-los para diferentes usos não é nenhuma grande novidade no mundo da arquitetura. Tome como exemplo os antigos armazéns industriais que foram transformados em apartamentos modernos e luxuosos, e comece a imaginar como transformar a garagem do edifício onde você mora, trabalha ou simplesmente estaciona o seu carro.

Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Transformar estacionamentos em habitações, o grande desafio para as novas gerações" [Transforming the Parking Garages of Today Into the Housing of Tomorrow] 10 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899747/transformar-estacionamentos-em-habitacoes-o-grande-desafio-para-as-novas-geracoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.