Residência MM / Sergio Sebastián Franco

Residência MM / Sergio Sebastián Franco - Mais Imagens+ 20

Leciñena, Espanha
  • Arquitetos: Sergio Sebastián Franco; Sergio Sebastián Franco
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Irene Ruiz Bazán
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor
© Irene Ruiz Bazán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Grandes portas de madeira limitavam os pátios das casas tradicionais da região protegendo, junto com as altas paredes rebocadas, a vida doméstica da aridez do deserto aragonês. Portões de entrada do tamanho de carroças e cavalos com os quais se cultivava o cereal, e que conviviam nos pátios conformando uma nova intensidade e dimensão ao habitat. 

© Irene Ruiz Bazán
Planta

Esse padrão quase arquetípico de uma arquitetura adaptada ao meio foi se perdendo com o passar do tempo, se tornando uma edificação globalizada e ausente. 

© Irene Ruiz Bazán

Sem renunciar ao seu tempo e sua função, a residência MM se aproxima do centro urbano de Leciñena como um novo recinto, buscando manter a unidade do conjunto e um equilíbrio ambiental com as edificações existentes, respeitando os valores materiais e tradicionais em uma abordagem contemporânea.

© Irene Ruiz Bazán

A residência nasce em uma situação urbana de longos terrenos entre empenas, com uma construção habitualmente disposta como uma barreira em frente à rua e com um fundo de lote livre para hortas ou currais, no qual costuma-se construir outras edificações para apoiar esses propósitos. Um dos requerimentos da propriedade era de aproveitar tanto a casa como o terreno de forma quase equivalente, de tal maneira que moradia e pátio tivessem o máximo de conexão possível. Unindo ambos, desenvolveu-se uma edificação que, apoiada na parede norte, abre-se completamente ao terreno relacionando todos seus ambientes com o pátio que, por sua vez, é a rua que se desdobra e é introduzida através de um hall, transformando seu pavimento cimentado em um jardim/horta privado. 

© Irene Ruiz Bazán
Maquete

Funcionalmente, a moradia é organizada em três peças e nós que abrigam a cozinha, os dormitórios e banheiros, e um espaço que se retrai ou se alonga para conformar todas as áreas de permanência conformado pelo hall, sala, circulação e estúdio, completamente abertos ao jardim por meio de terraços e espaços amplos vazios. Os nós resolvem a estrutura geral da moradia, o hall é projetado para o exterior como um vazio, dobrando-se em ambientes com usos ocultos ou mobiliários e estantes que modulam a privacidade de cada âmbito. 

© Irene Ruiz Bazán

Materialmente, a casa é construída com concreto armado canelado em alturas que definem os espaços vazios, como uma nova topografia vinculada a este pátio privado que é introduzida e segue pela fachada buscando continuidade espacial. As paredes são fraccionadas em folhas para evitar a perda térmica e são recortadas para abrigar os vazios e móveis exteriores. Desde o pátio, todo o espaço doméstico é coberto com um terraço plano que enfatiza a relação interior-exterior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MM / Sergio Sebastián Franco" [CASA MM / Sergio Sebastián Franco] 08 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899605/residencia-mm-sergio-sebastian-franco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.