Casa Miriam / Biocons Arquitectos

Casa Miriam / Biocons Arquitectos - Mais Imagens+ 20

Lambaré, Paraguai
  • Arquitetos: Biocons Arquitectos; Biocons Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alba, Deca, FV, Incepa
  • Projeto: Arq. Nicolás Morales Saravia , Arq. Cheli Sakoda
  • Construção: Biocons Arquitectos
  • Software Utilizado: CAD e SketchUp
  • Cliente: MG
  • Cidade: Lambaré
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
© Leo Mendez, Nicolás Morales

Descrição enviada pela equipe de projeto. Asunción e Gran Asunción se caracterizam por sua topografia acidentada, conhecidas como as cidades das sete colinas, o que revela um relevo marcante. O terreno onde se implanta a Casa Miriam tem dimensões de 12 x 33m e uma diferença de 3 metros em relação ao nível da rua. O principal problema não é apenas o custo de movimentação e contenção de terras, mas também enchentes.

Plantas
© Leo Mendez, Nicolás Morales

Em termos ecológicos, o correto não é alterar o curso da água das chuvas, pelo contrário, é comum deixa-la desaguar nas ruas. Além disso o calor úmido extremo desta região caracterizou a arquitetura vernacular guarani que opta por descer ao invés de subir, por ser mais eficiente em termos térmicos. Portanto, a proposta foi implantar esta residência semi-enterrada potencializado o desnível, aproveitando o microclima e preservando sua ecologia.

© Leo Mendez, Nicolás Morales

Como resultado disso, projetamos e construimos dois blocos que nascem e aparecem na rua timidamente, conectados por um eixo de circulação central que termina em uma varanda com vistas para a árvore de grande porte existente, a qual é acessada atravessando um pátio inglês de pedra. A área privada da casa acontece no nível da rua enquanto a parte social está no nível abaixo.

© Leo Mendez, Nicolás Morales

A fachada é composta em dois blocos, um com tijolos aparentes aberto e outro com um filtro de cobogós, que, além de garantir sombra e privacidade, potencializa a ideia de timidez e introspecção. Os materiais utilizados são locais e de baixo custo: tijolo semi-prensado, cimentos de pedra, aberturas padrão de vidros temperados e fechamentos horizontais feitos a partir de lajes pré-fabricadas leves com tijolos e vigotas de concreto aparente. 

Elevações e Corte
© Leo Mendez, Nicolás Morales

Esta residência dialoga com a vegetação existente e aproveita sua sombra gerando uma economia energética interna substancial, além de uma boa temperatura em uma região semi enterrada, aproveitando a ventilação criada e o uso de clarabóias no pavimento superior que funcionam como uma chaminé para o calor, além de evitarem a necessidade de luz artificial durante o dia.

© Leo Mendez, Nicolás Morales

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Miriam / Biocons Arquitectos" [Casa Miriam / Biocons Arquitectos] 28 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899524/casa-miriam-biocons-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.