Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Paulistana #59: Produtora Paranoid / Sub Estúdio

Arquitetura Paulistana #59: Produtora Paranoid / Sub Estúdio

No encontro de número 59 do curso livre Arquitetura Paulistana, ministrado pelo arquiteto Marco Artigas, os alunos visitaram a sede da produtora Paranoid, projetada pelo escritório Sub Estúdio em um galpão no bairro industrial da Vila Leopoldina, em São Paulo.

O imóvel era dividido em duas partes: uma fechada, com mezanino e uma escada ligando os dois pavimentos, e uma toda aberta, com pé direito duplo, com caráter de área externa, porém, coberta, na mesma estrutura do galpão. Uma parede branca fazia a divisão destes dois ambientes.

Ambos foram mantidos, mas todas as paredes internas foram demolidas. Todo o programa da produtora foi resolvido na parte fechada do galpão, deixando a parte aberta como um grande jardim coberto, com uma cozinha comunitária, bicicletário, vestiários e espaço para futuras ampliações. No pavimento inferior da área fechada, concentramos a sala de produção flutuante, as salas de reuniões e as ilhas de edição e apresentação, onde o time recebe constantemente clientes e pessoas de fora. Assim, o andar superior ficou mais reservado para a produtora: sala dos diretores, financeiro, pesquisa, atendimento, arquivo e outras duas salas de reuniões internas.

As paredes que dividiam a área interna da área externa foram trocadas por grandes panos de vidro, assim como os estúdios que demandavam privacidade acústica. As salas que pudemos manter abertas foram divididas apenas com uma malha metálica, sempre mantendo a visibilidade e integração entre os ambientes.

O mobiliário das áreas de trabalho foi desenhado com exclusividade e produzido em aço e compensado naval. Já as cadeiras e sofás foram escolhidos em couro. A escada e o guarda-corpo do pé direito duplo da área interna foram trocados e executados em chapas de aço pintadas de preto, com detalhes para iluminação.

A área externa funciona como um grande jardim móvel: tanto o paisagismo quanto o mobiliário foram executados sobre rodas, para que o ambiente possa ser totalmente flexível: no dia-a-dia, é um lugar agradável para as pessoas trabalharem, mas mexendo no seu layout, pode receber eventos, festas, filmagens e etc.

* Texto fornecido pelos arquitetos. 

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitetura Paulistana #59: Produtora Paranoid / Sub Estúdio" 02 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899419/arquitetura-paulistana-number-59-produtora-paranoid-sub-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.