Crematório Statie Stuifduin / a2o-architecten

© Stijn Bollaert

Crematório Statie Stuifduin / a2o-architecten - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: a2o-architecten; a2o-architecten
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stijn Bollaert
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceyssens, FDS, Korlam, Sapa Building System International NV, VELUX Commercial
  • Paisagismo: Buro Landschap
  • Interiores: Simoni architecten
  • Engenharia Civil: Boydes
  • Engenharia: Macobo Engineering
  • Clientes: Pontes cvba
  • Orçamento: € 8200000
  • Arquiteto Responsável: Stijn Bollaert
  • Cidade: Lommel
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do novo crematório de Lommel está localizado junto ao parque público do cemitério municipal desta pequena cidade no nordeste da Bélgica. Os arquitetos partiram da premissa de que o crematório e o cemitério deveriam estar integrados, como partes de uma única estrutura. O portal principal de entrada do cemitério foi mantido enquanto que a nova estrutura do crematório transformou-se em uma ramificação do eixo primário de organização do parque.

Planta - térreo
© Stijn Bollaert

O cemitério de Lommel prescinde de símbolos religiosos explícitos, potencializando o poder universal da natureza em relação ao sagrado. A natureza é o ponto de equilíbrio entre o terreno e o divino, é um ambiente de reflexão e tranquilidade marcado por sua presença evidente e modesta. O projeto de paisagismo procurou recriar as condições naturais da região, criando uma espécie de "paisagem intocada". Além disso, um amplo projeto de reflorestamento da paisagem foi iniciado, visando recriar o equilíbrio natural entre o pinhal, a charneca e paisagem arenosa característica da região.

© Stijn Bollaert

O projeto da paisagem constrói um diálogo franco entre a natureza e as intervenções humanas, seja na forma de percursos, espaços exteriores ou pela própria arquitetura. O conceito de "caminho" ou "viagem" foi amplamente utilizado pelos arquitetos no desenvolvimento das intervenções físicas e naturais no cemitério de Lommel. O ritual de passagem característico do momento de dizer adeus a nossos entes queridos. O crematório é muito mais do que um simples edifício, é um espaço que nos nos faz companhia ao longo desta jornada. Como se estivéssemos percorrendo uma exposição, passando por todas as experiência que constroem a narrativa das nossas vidas. Assim como em cada despedida, não há um caminho de volta, apenas um caminho contínuo em direção a outro capítulo.

© Stijn Bollaert

Chegando ao cemitério, é possível perceber que a cerimônia já começa no parque. Pelo caminho que atravessa a paisagem e transporta os visitantes para outra realidade, para longe do mundo profano. O rebaixo no caminho nos fornece uma outra perspectiva do mundo exterior e fazendo-nos olhar para dentro de si mesmo. O relevo e a paisagem são vivenciados de maneira única ao longo do percurso. Essa experiência nos força a contemplar a força natureza perante o homem.

© Stijn Bollaert
Croquis 01
© Stijn Bollaert

Nós atribuímos grande importância à natureza, a qual ocupa um lugar central em nossa arquitetura. Um edifício transparente é aquele que se entrelaça com a paisagem através de seus espaços fluidos. Escolhemos materiais simples, aqueles que transpiram uma força espantosa e que são capazes de suportar a passagem do tempo sem muito esforço. Alvenaria, concreto e madeira se estendem do interior para o exterior. As aberturas de vidro protegem os espaços interiores sem entretanto, afasta-los do mundo exterior. O edifício então assume a aparência de uma ruína, que por acaso pode ser também é o projeto recém construído do nosso crematório.

© Stijn Bollaert

O projeto é composto de três volumes principais - o edifício do crematório, o edifício de cerimônias e o edifício de reuniões - implantados ao redor de um espaço aberto ao ar livre. Este espaço exterior é o que chamamos de "Campo Santo", ou seja, um lugar sagrado. É um lugar de paz e contemplação. O interior, por sua vez, é um espaço introspectivo configurado por uma janela baixa, através da qual é possível ter apenas uma perspectiva limitada do exterior.

© Stijn Bollaert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Norbert Neeckxlaan 156, 3920 Lommel, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Crematório Statie Stuifduin / a2o-architecten" [Statie Stuifduin Crematorium / a2o-architecten] 07 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899393/crematorio-statie-stuifduin-a2o-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.